TRANSLATE HERE

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CAMPOS DO JORDÃO

Campos do Jordão para os turistas, Campos para os habitués,  paulistas que lotam as ruas com seus enormes e potentes carrões, sempre importados, sempre carérrimos. Pois, como turista de segunda viagem, ainda não me considero íntima o suficiente. Para mim, ainda é Campos do Jordão.
Das duas vezes que fomos, estava frio e nublado. O sol só apareceu horas antes de irmos embora, se exibindo para as fotos finais. 

Das duas vezes que fomos, desviamos nosso rumo e virando à direita, em vez de seguir pela Rodovia Ayrton Senna para São Paulo, tomamos a direção de Campos do Jordão. Escolha abrupta e acertada.
A cidade é grande, mas o point onde se concentra todo o agito é na Vila Capivari. Ali, centenas de hotéis, pousadas e restaurantes, tornam difícil a escolha. Da primeira vez, ficamos no Hotel  Estoril Antigo. Aconselho o Hotel Estoril Novo, parece mais bonitinho. 

Passeamos pelo centrinho, e fomos atraídos pela suculenta cascata de chocolate do Bruno Alves Chocolatier, uma loja tentação com suas barras artesanais de um chocolate delicioso. Para comprar aquele presente sem erro, é lá. Além das barras de vários sabores e cores, as caixinhas e os bombons são de um bom gosto com gosto prá lá de bom. E o picolé de baunilha com cobertura de chocolate me fez ter a certeza de que ia voltar.


Do outro lado da rua, o Chocolates Toco é menos sofisticado, mas também gostoso. Além do chocolate, eles vendem geléias, compotas e doces.

Malhas, lãs, couro, botas, tudo de inverno encontramos nas centenas de lojinhas espalhadas por Baden Baden, onde se concentra a badalação até tarde da noite. Mesmo com o frio, os restaurantes e bares espalham mesas nas calçadas e, o povo, sem se intimidar, lança mão de cachecol, touca, luvas e casacão para tomar um vinho, ou cerveja, saboreando uma seleção de fondue (carne,queijo e chocolate). Haja aquecedor.

Baden Baden de dia
Baden Baden
Baden Baden não é só o lugar onde todos se reúnem, é o nome da cerveja artesanal local, que pode ser degustada na própria loja da marca ou na visita à fábrica. A primeira cerveja gastronômica do Brasil tem dezenas de sabores, mais encorpados, mais ou menos amargos, para apreciadores é o paraíso. A lojinha também vende camisetas, moletons, copos de vários shapes e tamanhos.

Cervejaria Baden Baden
Na segunda ida, ficamos num hotel muito simpático, simples e aconchegante, com equipe atenciosa, tudo de bom. O quarto confortável tinha aquecimento no chão do banheiro e decoração bem cuidada. A Pousada Telhado de Ouro fica a 100 metros de Baden Baden, uma caminhada gostosa e útil para quem acabou de comer um fondue à noite.

Pousada Telhado de Ouro
Café da manhã na Pousada Telhado de Ouro
Dessa vez, o Market Place estava aberto.
A fama não corresponde à realidade. O tão badalado Market Place é um shopping pequeno, com algumas marcas famosas e nada de novo no front. Tem praça de alimentação, o que nem é necessário, já que está cercado por restaurantes bem mais atraentes.

Market Place
Vários outros shoppings, com arquitetura inspirada nas cidadezinhas alemãs da Baviera, são mais atraentes e charmosos. Na mesma rua, encontramos alguns.

Shopping





Shopping na Praça Benedito Calixto
As crianças se divertem na Praça Benedito Calixto, onde se pode alugar carrinhos como o da Penélope Charmosa, para as meninas, ou de Formula 1 (com som e tudo) para os meninos. No meio da praça, um palco promete shows de qualidade.

Praça Benedito Calixto
Não subi no teleférico para o Morro do Elefante, a 1800 metros de altitude, preferi  o pé firme no chão, a encarar as cadeirinhas com jeito de que vão, no mínimo, balançar mais do que deveriam. Uma feirinha de artesanato e malharia, em torno da estação do teleférico, me pareceu mais segura.

Confesso que pegamos o trenzinho para dar a volta na cidade. Eu já disse que gosto de city tour, não ia dispensar o Trenzinho da Alegria.  Adorei o passeio. Fomos até a Ducha de Prata, uma cachoeira artificial, onde, por perto, a galera faz arborismo. Aliás, em Campos de Jordão o que não falta são atividades ao ar livre, esportes radicais, ecoturismo. Ali mesmo, pode-se alugar triciclos elétricos para passeios em terrenos mais acidentados.

Arborismo
A Casa da Xilogravura, inaugurada há 20 anos, é o único museu dedicado à xilogravura na Brasil. O acervo tem obras de artistas nacionais e internacionais.

O Festival de Inverno há 42 anos faz parte do calendário oficial. Concertos de música clássica acontecem em várias praças e locais da cidade. É no inverno que Campos de Jordão se exibe como uma rainha.

Seguindo a indicação do concierge do hotel, escolhemos o Restaurante Matterhorn para o fondue noturno.  O Matterhorn é bonitinho, a equipe é muito simpática, mas o pão era sem gosto e o fondue sem graça. O vinho era bom.

Lojinha do Restaurante Matterhorn
Restaurante Matterhorn
Interior da lojinha do Matterhorn
Antes de ir embora, tinha que tomar o sorvete de baunilha Campos Gelato, motivo mais do que suficiente para me levar de volta ao Bruno Alves Chocolatier. Lá, reencontrei a cascata de chocolate, as lindas barras artesanais, as caixinhas decoradas, mas não o sorvete de baunilha! Experimentei o picolé de menta com cobertura de chocolate, uma delícia, mas continuei com saudades do de baunilha. Talvez por ser inverno, vários sabores estavam em falta. Compramos as barras para presentear amigas queridas e pegamos a estrada.

Picolés do Bruno Alves - Campo Gelato
No caminho de volta, paramos na Mamãe Gansa, uma loja de edredons e travesseiros.
Já na estrada, parada obrigatória no Leite na Pista. Merece um parágrafo.

Leite na Pista é uma loja de produtos artesanais. Eles vendem desde pão de batata até mantas e canequinhas de ágata. Eu sou louca pelos doces de Goiabada Cascão Mole e o de Abóbora. O requeijão é uma delícia. A coalhada seca nada fica a dever à do Arábia, melhor restaurante árabe em São Paulo. Os pães são frescos e de todos os gostos. Geléias, rocamboles, bolos, uma tentação. Às vezes, no caminho para São Paulo, entramos na estrada para Campos de Jordão só para comprar as delícias do Leite na Pista. É ótimo dar uma relaxada da viagem tomando um café na varanda, olhando para o lago lotado de patinhos, com as vacas pastando ao redor. São exatos 10 minutos da estrada até ali. Vale a parada.

Visual da varanda do Leite na Pista
Delícias do Leite na Pista
Com o carro lotado de doces, malhas, cervejas Baden Baden e casacos de lã, chegamos a São Paulo em menos de 2 horas. Na próxima vez, já vou poder chamar de "Campos", essa cidadezinha tão charmosa. E tomara que seja verão, para que o Bruno Alves Chocolatier encomende todos os sabores do seu maaaaravilhoso sorvete!

Em Agosto de 2012 voltamos a Campos. Não gosto de viajar à noite, e a estrada estava cheia de retenções, o que nos atrasou na ida para São Paulo. Resolvemos passar a noite em Campos.

Com uma arquitetura charmosa a Pousada Villagio Italia nos atraiu. Os funcionários são simpáticos, limpa, simples, pecou no café da manhã. Tudo estava lá, coalhada, pães de queijo, frutas, queijos, cereais, mas tudo sem graça. A coalhada, na verdade, estava ruim.

Depois de uma caminhada noturna, resolvemos jantar no Cantina Itália. Não sei como não percebemos que era do mesmo grupo da Pousada. O ambiente agradável não valeu a refeição. Pedimos risoto de muzzarella com rúcula e tomate seco e um creme de palmito. Antes, para acompanhar o vinho, pedimos um grana padano - sem graça também. Impressionante, nada tinha gosto. E a carta de vinhos classificada como "extensa" pelo próprio restaurante, não passava de alguns rótulos a preço exagerado. Aliás, pelos 33 reais do creme de palmito no pão italiano, eu esperava uma delícia incomparável. Não recomendo.

Na mesma rua da Cantina Italia, a Macedo Soares, vários outros restaurantes, um ao lado do outro, podem ser melhor escolha. Ali também várias pousadas, uma ao lado da outra.

Para compensar, o dia seguinte estava lindo! Frio com sol e céu azul! Corri para tomar o picolé do Campo Gelato, compramos trufinhas de chocolate com leite condensado na Sabor Chocolate, malhas de lã na Maria Kallas, um casaquinho lindo para a minha mãe, respiramos todo o ar puro e tomamos o rumo de São Paulo.

Claro que paramos no Leite na Pista!

Dezenas de tipos de chocolate na Sabor Chocolate!
Geléias, chocolates, biscoitos na Sabor Chocolate!
ONDE FICAR:

POUSADA TELHADO DE OURO – Rua General Abílio Noronha 20 - Capivari
HOTEL ESTORIL ANTIGO – Av. Macedo Soares 241 – Capivari (o novo fica ao lado)

COMPRAS:

PALOMA MALHAS – o horário é estranho, está sempre fechada, a moça sempre foi a algum lugar e já volta. Av. Macedo Soares 340 lj 21 – Capivari
MARIA KALLAS - Av. Macedo Soares 340, ao lado da Paloma Malhas - Capivari
MALHAS & CIA - Rua Prof. Isola Orsi, 27 - Capivari (adulto e infantil)
MAISON GENEVE - malharia e camisaria classicas. Dentro da loja fica a Cafeteria Sans Souci. Av. Januário Miráglia, 3260 - Capivari
MAISON GENEVE - malharia. Av. Macedo Soares, em frente a Praça Benedito Calixto.

Maison Geneve da Praça Benedito Calixto
BOULEVARD GENEVE - shopping e chopp. Rua Djalma Forjaz, 93 - Capivari
BRUNO ALVES CHOCOLATIER – chocolates deliciosos para presentear. Av. Macedo Soares, 135 – Capivari
SABOR CHOCOLATE - Av. Macedo Soares, 140.

NA ESTRADA:

MAMÃE GANSA – Av. Frei Orestes Girardi 2175
LEITE NA PISTA – Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro 123 Km 10 – Tremembé

ONDE COMER:

RESTAURANTE MATTERHORN – Rua Djalma Forjaz 93 lojas 18 e 20 – Capivari
RESTAURANTE E LOJA BADEN BADEN – Rua Djalma Forjaz 93 – Capivari
RESTAURANTE LA GALIA – Av. Macedo Soares 340 – Capivari 

ADORARIA SUGESTÕES DE RESTAURANTES EM CAMPOS DO JORDÃO!

PASSEIOS:

MUSEU DA XILOGRAVURA – Av. Eduardo Moreira da Cruz 295 – Vila Jaguaribe (junto à Praça N.Sra. da Saúde
DUCHA DE PRATA – Avenida Roberto Simonsen – Vila Inglesa
TELEFÉRICO - o primeiro do Brasil. Av. Emilio Ribas, s/n - Capivari
MORRO DO ELEFANTE - desembarque do teleférico - 1800mts de altitude. Rua Marco Antonio Cardoso, 240.
PASSEIO DE TRENZINHO
CENTRO DE LAZER TARUNDÚ - esportes de aventura, cavalgadas, trilhas. Av. José Antonio Manso, 1515 - Toriba
CERVEJARIA BADEN BADEN - o visitante acompanha todo o processo de produção da famosa cerveja artesanal. Av. Matheus da Costa Pinto, 1653 - Vila Santa Cruz
MINI GOLF - Avenida Brasil, 266 - Capivari

Mini Golf em Capivari
A Estação EMILIO RIBAS-CAPIVARI é o ponto de embarque dos trens que fazem o passeio até SANTO ANTONIO DO PINHAL. A viagem leva 2h e meia. Uma hora para ir, meia hora em Santo Antonio do Pinhal, e uma hora para voltar. São 2 viagens por dia, às 10 e às 14h. O trem fica lotado, é melhor reservar com antecedência.

Trem para Santo Antonio do Pinhal
Uma viagem mais curta, também saindo da Estação Emilio Ribas, leva o passageiro em um trenzinho de turismo até o Portal da cidade. São 50 minutos, ida e volta.

Trenzinho de turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião conosco! Deixe seu comentário e sugestões, nós vamos adorar!