TRANSLATE HERE

segunda-feira, 23 de julho de 2012

RIO, SOLAR DE JANEIRO A JANEIRO

Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, Patrimônio Cultural da Humanidade, berço dos Cariocas, capital cultural do país, cidade solar, tropical, generosa, acolhe todas as raças, todas as cidadanias, farta em beleza, sedutora, maliciosa, gentil. Esta é a cidade onde eu vivo.

Ao chegar ao Rio, a brisa do mar, o perfume da maresia, envolve e inebria. Começa uma jornada inesquecível.

Rio de Janeiro - vista do Corcovado.
Lagoa Rodrigo de Freitas, Praia de Ipanema e Jóquei Clube 
É uma cidade praiana, você vai se guiar pelo mar, sempre adiante, no balanço das ondas.

As praias mais famosas ficam nos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon. Mais distantes, a praia do Pepino, em São Conrado, a praia da Barra da Tijuca, praia da Macumba e a praia do Recreio dos Bandeirantes. E, ainda além, próprias para surf, a Prainha e Grumari. Não precisa decorar os nomes, elas se sucedem, infinitamente.


Praia da Barra da Tijuca
Prainha
Grumari
Aos domingos, uma pista da orla fica fechada ao trânsito e as crianças, ciclistas, patinadores, corredores, e quem mais vier, podem flanar com tranquilidade, ou alugar bicicletas ou velocípedes.

O turista deve tomar os cuidados normais ao visitar uma metrópole. Fique atento, não saia com muito dinheiro, não se deixe levar pela lábia dos/das espertos (as), desconfie um pouco, e tudo vai dar super certo. A cidade e seus moradores recebem o turista com prazer. E são muitos os eventos que vão acontecer nos próximos anos. 

Em 2013 o Papa Francisco veio ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude. Foi uma bela festa com peregrinos de todo o mundo.

Em 2014 o Rio de Janeiro foi uma das cidades sede da Copa do Mundo. Não ganhamos a Copa, mas fizemos uma festa maravilhosa!

Em 2016 o Rio de Janeiro recebeu os Jogos Olímpicos e a alegria dos cariocas foi televisionada para o mundo inteiro.

Venha! Você vai se sentir em casa!

http://www.youtube.com/watch?v=8Ws9r90hvWk

São dois aeroportos: um doméstico, o Santos Dumont, e outro internacional, o Tom Jobim, antigo Galeão. O Aeroporto Santos Dumont fica a 15 minutos de carro de Copacabana, são 10 km de pura beleza, passando pelo Aterro do Flamengo com seus jardins planejados por Burle Marx, o mais importante paisagista brasileiro.

No novo shopping, Bossa Nova Mall, junto ao Aeroporto Santos Dumont, marcas brasileiras de qualidade facilitam a vida de quem esqueceu de comprar presentes para os queridos.

E se a idéia é passar pelo Rio em traslado (não é boa idéia) o Prodigy Hotel, também no Aeroporto Santos Dumont, com 300 apartamentos, business center, centro de convenções, ainda oferece um restaurante de categoria internacional.

No terraço do Prodigy Hotel um novo restaurante tem atraído a atenção dos cariocas. É o N6 que, com sua vista maravilhosa oferece um entardecer de encher os olhos. A equipe é muito simpática e eficiente. Telefone antes, pode ser que esteja fechado para eventos. Avenida Almirante Silvio de Noronha 365. Tel: 021 34784100

Pão de Açucar
Aterro do Flamengo - Monumento ao Soldado Desconhecido
O Aterro do Flamengo é o maior parque urbano à beira mar, Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria "paisagem cultural urbana". No Aterro estão o MAM, Museu de Arte Moderna, o Monumento ao Soldado Desconhecido, a Marina da Glória, pistas de skate, quadras de esportes e, do outro lado, o inconfundível Pão de Açúcar.

Na Marina da Glória, recém reformada, além do belo visual dos barcos na Baía, foram inaugurados vários restaurantes, o Corrientes 348, Soho, Maruru Deli, Emporio Celidônio e o NaMarina, com opções para todos os bolsos. Agora, a Marina fica aberta 24h.

Saindo do Aeroporto Tom Jobim, eu sempre pego um táxi comum e pago pelo taxímetro. São mais ou menos 30km até Copacabana. Você pode contratar um táxi pré pago nos balcões espalhados pelo saguão, ou pegar o Airport Bus Service, o ônibus que faz o trajeto Aeroporto / Zona Sul, Airport Bus Service, passando pelo Centro, Aeroporto Santos Dumont, Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon. De táxi, peça para ir para a Zona Sul pela Linha Vermelha e depois Túnel Rebouças. O caminho passa por conglomerados de favelas, presentes em toda a cidade, numa convivência pacífica. Depois de atravessar o túnel, o táxi vai desembocar em uma das mais lindas paisagens, a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas ficam os bairros de Jardim Botânico, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon. Vamos começar por Copacabana, a Princesinha do Mar.

COPACABANA

Copacabana já foi um areal, já foi o epicentro cultural, o bairro mais chique, mais musical, mais cobiçado, moderno e elegante. Hoje, após anos de decadência, começa a resgatar sua identidade. As suas duas favelas, Pavão-Pavãozinho e Morro dos Cabritos, estão pacificadas; os mais de 150 mil moradores e turistas se sentem seguros e o comércio sofisticado começa a voltar para o bairro.

Praia de Copacabana com Pão de Açúcar ao fundo.
O hotel mais elegante da cidade, o Copacabana Palace, ou "Copa" para os cariocas, abriga nomes internacionais da realeza, do cinema, do showbiz e da política. Em seus corredores circularam desde Ava Gardner a Rolling Stones. Localizado no meio da Avenida Atlântica, à beira mar de Copacabana, domina a paisagem com seu glamour desde 1923. 

No Copa está um dos melhores restaurantes do Rio, o estrelado Cipriani. Além do Mee, de culinária Pan-Asiática, que tem uma estrela do Guia Michelin. Pérgula, à beira da piscina, famoso pelo Brunch e pelo almoço do chef aos sábados, com seu Menu Brasileiro, e o Copacabana Piano Bar, para jovens de todas as idades que apreciam drinques e boa música. Avenida Atlântica, 1702. 21 25487070 http://www.copacabanapalace.com.br
Copacabana Palace
Se você prefere um hotel mais acessível, não vai ter problema em encontrar. Copacabana tem hospedagem para todos.

A principal artéria do bairro é a Avenida Copacabana. Ali, o comércio já foi o mais chique do Rio de Janeiro, depois as lojas de varejão invadiram a rua, agora lojinhas charmosas são vizinhas do comércio popular. É a cara de Copacabana.

Deixe as malas no quarto do hotel, coloque uma camiseta, bermuda, sandálias havaianas e saia para um passeio no calçadão da Avenida Atlântica. Em Copacabana a praia está sempre perto, a poucos quarteirões de distância. 

A Praia de Copacabana, entre o Forte do Leme e o Forte de Copacabana, duas construções históricas, é a mais famosa do país, talvez do mundo, e mantém o seu fascínio mesmo depois de tantas transformações. Hoje, o turista pode flanar com mais tranquilidade, confiante nas câmeras de segurança que monitoram a orla, mas é bom ficar atento. 

A praia é o lugar mais democrático do Rio; ali se reúnem banhistas, esportistas, surfistas, turistas, locais, vendedores, de todos os níveis sociais e culturais. No calçadão de Copacabana, projetado por Burle Marx, desfilam todas as raças, credos, tribos, etnias e idades, num ir e vir constante. 

Drummond, o poeta, entre as ondas.

Forte de Copacabana
É na Praia de Copacabana que tudo acontece, festas na areia, o reveillón mais famoso do mundo, shows como o dos Rolling Stones, passeatas como a do Orgulho LGBT, Carnaval, todas as manifestações procuram o local pela visibilidade internacional. São milhões de pessoas concentradas em torno de um objetivo, seja ele qual for. E sempre dá certo!

Além de excelente para atividades físicas, como caminhadas e corrida, a Avenida Atlântica possui uma ciclovia. Nos seus 4km de extensão, existem vários quiosques onde se pode tomar uma água de coco ou um hiper gelado chopp, aproveitando a sombra dos coqueiros e a brisa fresca do mar.

O Forte do Leme é aberto à visitação. Lá, subindo o Morro do Leme, uma trilha de 800 metros dá acesso a um belíssimo visual da Baía da Guanabara.

O Forte de Copacabana, na fronteira com Ipanema, também é aberto ao público. Mais movimentado do que o primo do outro lado, tem uma programação cultural constante, restaurantes e a filial de um dos mais tradicionais restaurantes do Rio, a Confeitaria Colombo.

Posicionadas à beira da murada do Forte, as mesas da Confeitaria Colombo presenteiam com uma vista espetacular da Praia de Copacabana. O por do sol é o momento perfeito para estar ali, tomando uma cerveja gelada e curtindo o momento único. Pena que fecha cedo, às 20h.

Uma feirinha de artesanato acontece todas as noites, na Avenida Atlântica, na altura da Rua Bolívar.

Na esquina da Rua Domingos Ferreira com Rua Constante Ramos, um prédio, lembrança dos áureos tempos de Copacabana, estava caindo. Nem a nobre vizinhança da praia mais famosa do mundo parecia libertá-lo do seu triste destino. Mas eis que, para alegria geral, a surpresa, o imóvel entrou em obras! Com a reforma surgiu um apart hotel e uma pizzaria bacaninha, a Capricciosa. Abriu as portas com garbo, servindo pizzas deliciosas, com selo DOC, de massa impecável. Comece com a burrata e uma pizza light, ou deixe a culpa no calçadão e peça o carro chefe da casa, a Capricciosa. O ambiente é informal, o vinho a escolher numa carta democrática. 

Quando for a praia, leve o mínimo possível. O carioca aluga cadeira e barraca nas tendas da areia que vendem refrigerantes, cervejas e alguns petiscos. Compre Biscoitos Globo e tome um Mate Leão tirado na hora pelo ambulante. Não tenha vergonha de pedir para o vizinho da barraca ao lado tomar conta das suas coisas quando for dar um mergulho ou caminhar na areia, é assim que a gente faz. Só se certifique de que ele não vai embora logo. O mais importante: use protetor solar sempre!!! Você não vai querer ir para a night parecendo um kani.

Castelos de areia à beira mar.
RESTAURANTES
Copacabana

Simon Boccanera Osteria - restaurante e lounge bar. Cozinha contemporânea, ambiente chic e confortável, adega com mais de 200 rótulos, a maioria italianos. Jazz e Blues ao vivo em alguns dias da semana.
Rua Aires Saldanha 98B (atrás do Museu da Imagem e do Som)
21 32694366

Alfaias - português que serve um bacalhau delicioso.
Rua Inhangá, 30 - Copacabana
21 22361222

Amir - melhor árabe da cidade
Rua Ronald de Carvalho, 55  - Praça do Lido - Copacabana
21 22755596

Don Camillo - italiano à beira da praia.
Avenida Atlântica, 3056 - Copacabana
21 25499958
Metrô Cantagalo

Charleston Bubble Lounge - inspirado nos cabarés dos anos 1920
shows de jazz e blues às quintas
Rua Rodolfo Dantas, 26B - Copacabana
21 37953158

Buda Sushi - japones excelente em ambiente informal.
Hotel Sofitel
Avenida Nossa Senhora de Copacabana 1417 - Copacabana
21 25132662

Guerin Boulangerie  - Chef Domique Guerin ex do Le Pré Catalan
sanduiches, brioches, croissants, macarons. O pão com figos e nozes é um escândalo de gostoso.
Avenida N. Sra de Copacabana, 920 - Copacabana
21 32085566
diariamente, das 8 às 20h

Paradis
sorvetes artesanais (Picoluxos), chocolates, macarons
Avenida N. Sra. de Copacabana, 776 loja A - Copacabana
21 22557654
segunda a sábado, das 10h às 19:30h

Magistrale Pizzaria
apesar do nome tem variedade de ceviches e cardápio internacional.
Rua Bolívar, 21 - Copacabana
21 34894363
terça a quinta de 18h à meia noite. Sexta a domingo de 18h à 1h.

La Tratoria - italiano simples e gostoso.
Rua Fernando Mendes 7 loja A - Copacabana
21 22550781

Adega Pérola - desde 1957 é famosa pelo chopp gelado e pelos petiscos no balcão. São mais de 100 variedades de petiscos.
Rua Siqueira Campos 138 - Copacabana
21 22559425
segunda a sábado de 10 à 1h.

Cervantes - desde 1955 oferece o sanduíche mais famoso do Rio. O de pernil com abacaxi é espetacular. 
Rua Barata Ribeiro 7, esquina com Rua Prado Júnior.
21 22756147

Azumi - o japonês mais tradicional da cidade tem a legítima cozinha japonesa.
Rua Ministro Viveiros de Castro 127 - Copacabana
21 25414294 / 21 22951098

Pizzaria Caravelle - há 50 anos servindo pizzas deliciosas
Rua Domingos Ferreira, 221 - Copacabana
21 22367151

Caranguejo - restaurante informal com mesinhas na calçada, serve o peixe mais farto e fresco do bairro. E a premiada empada de camarão é uma delícia.
Rua Barata Ribeiro 771 - Copacabana
21 22361249

Belmonte - típico bar carioca com chopp, petiscos e muita badalação no Baixo Copa.
Rua Domingos Ferreira, 242 - esquina com Rua Bolívar - Copacabana
21 22559696

Officina del Gelato - sorveteria italiana.
Av. Nossa Senhora de Copacabana 903.

LEME

Um dos bairros mais tranquilos do Rio, está isolado à esquerda da Praia de Copacabana, entre a Avenida Princesa Isabel e o Forte Duque de Caxias.

Praia do Leme
O Leme não é passagem para nenhum ponto da cidade e, como também só circulam os poucos ônibus que tem o bairro como destino, pode-se dizer que é um cantinho exclusivo dos moradores. São muitos os franceses que escolhem o Leme quando vêm viver no Rio. A compra na quitanda é anotada no caderninho; as crianças brincam na pracinha sob o olhar vigilante das babás; no salão, a cabeleireira conhece suas preferências de cor e, se você for direto da praia, pode pendurar a conta. Com menos de 1km e meio, de uma ponta a outra, é quase uma cidade do interior encravada no stress da grande metrópole. Mas não é só o morador que usufrui da generosidade do Leme.

São dezenas de restaurantes em todas as categorias, hotéis de todas as estrelas, uma praia com visual de toda Copacabana, dois clubes, vários cabeleireiros, lojinhas de bairro, uma fartura de tudo em pouco espaço.

Leme Tênis Clube - esse clube de tênis tradicional, foi fundado em 1914 por um grupo de funcionários da antiga Companhia de Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro, atual Light.  É exclusivo e frequentado por gerações de moradores do bairro, mas o restaurante é aberto ao público.

O Forte Duque de Caxias já foi mais atuante no bairro. Com a mudança de comando, a integração com a comunidade foi bastante prejudicada; aulas de natação e hidroginástica foram suspensas e a infeliz idéia de construir um prédio no lugar de um dos campos de futebol apavora os moradores. Das várias atividades, uma restou: a caminhada ecológica. Subindo uma área de preservação da Mata Atlântica, o visitante pode apreciar a vista espetacular de vários pontos turísticos como a Baía de Guanabara, o Cristo e o Pão de Açúcar. Recém inaugurado, o Parque Paisagem Carioca tem acesso pelo Forte Duque de Caxias. A entrada é pela Praça Almirante Julio de Noronha. De terça a domingo, de 9:30 às 16:30h. O ingresso é 4 reais. Idosos e menores de 10 anos não pagam. Às terças a visitação é gratuita.

Caminho dos pescadores - uma trilha bem no canto da praia, ao longo do morro, frequentada por pescadores, ciclistas, excelente para caminhar e depois tomar uma água de coco geladérrima, no quiosque instalado logo no início, com a linda imagem da Praia de Copacabana em frente. Evite ir lá em dias de ressaca.

Caminho dos Pescadores
Ladeira Ari Barroso - subida para o Chapéu Mangueira
O Chapéu Mangueira foi a primeira favela a ser pacificada no Rio. Hoje, é referência de iniciativa que deu certo. O Bar do David é ponto de encontro de turistas e cariocas, um hostel já faz sucesso no local, e um tour leva até lá em cima onde a vista é espetacular. As obras de saneamento estão de vento em popa há meses. Do lado direito do morro, sem delimitar com precisão a fronteira, fica a favela da Babilônia. Na virada do milênio, o maravilhoso cineasta Eduardo Coutinho, fez um documentário comovente, "Babilônia 2000". Aliás, deixo a dica: todos os documentários do Eduardo Coutinho (Edifício Master, Cabra Marcado para Morrer, As Canções, Jogo de Cena, entre outros) são imperdíveis. O passeio guiado pode ser feito com a Cooperativa de Reflorestadores da Babilônia. Para marcar é só ligar para 22956649.

Caipirinha premiada do Bar do David

RESTAURANTES
Leme

Da Brambini - é o meu predileto. À beira mar, com ambiente super aconchegante, pequenininho, é um segredo dos moradores do bairro. A massa é deliciosa, peça o tortellini de pêra com nozes, ou o ravioli de abóbora. O mâitre Paulinho sempre acerta na sugestão.
Avenida Atlântica, 514 loja B. Leme
21 22754346

D´Amici - esse italiano é frequentado por políticos como Fernando Henrique Cardoso. O ambiente  é sofisticado de propósito, embirro. A carta de vinhos tem títulos estrelados.
Rua Padre Antonio Vieira, 18. Leme
21 25431303

Joaquina - também à beira mar é um simpático restaurante de culinária brasileira. A moqueca de camarão é uma delícia.
Avenida Atlântica, 974 A. Leme
21 22758569

Mariu´s - à beira mar é uma churrascaria adorada pelos turistas. O preço é mais salgado do que a carne.
Avenida Atlântica, 290. Leme
21 25422393

Mariu´s Crustáceos - ao lado da irmã mais velha é o paraíso dos amantes de frutos do mar.
Avenida Atlântica, 290. Leme
21 21049000

La Fiorentina - desde o incêndio não é mais a mesma, mas ainda é frequentada por artistas e saudosistas.  Os garçons estão sempre apressados e a qualidade da comida é aquém do razoável. Evite refeições, fique com o chopp e a tábua de queijos. Os únicos atrativos são as colunas assinadas por personalidades de todas as áreas.
Avenida Atlântica, 458. Leme
21 25438465

Taberna Atlântica - restaurante "da antiga" resiste desde 1950 com suas refeições fartas e bom atendimento.
Avenida Atlântica, 958. Leme
21 25420996

Galeria 1618 - misto de bar, restaurante, loja de vinhos, livraria e galeria, é um bistrô aconchegante, com pratos gostosos em porções mínimas e preços altos. Também tem uma programação musical às sextas (música francesa e jazz) e sábados (jazz, blues e MPB), de 21 às 0h.
Rua Gustavo Sampaio, 540. Leme
21 22951618

La Fabrique - dos mesmos simpáticos donos do Galeria 1618 é um restaurante especializado em comida espanhola. As tapas são variadas e deliciosas, aceite as sugestões. Não é barato.
Avenida Atlântica, 994. Leme
21 25412416

Martinez - à beira da praia, o restaurante de comida contemporânea começou super bem para depois descuidar da qualidade.
Avenida Atlântica, 974 loja B. Leme
21 32157297

Bistrô - no térreo do Leme Palace Hotel, à beira mar, foi reformado recentemente. Ainda não estivemos lá.
Avenida Atlântica, 656. Leme
21 21225900

Shirley - passei anos sem ir lá, até que resolvi dar mais uma chance. Não me arrependi. O minúsculo restaurante de frutos do mar, inaugurado em 1950, passou por um período de ostracismo, mas recuperou seu lugar ao sol. Só precisa organizar melhor as mesas, e evitar o superlotamento desagradável. O salmão grelhado com arroz de passas e o creme de aspargos estavam ótimos. Tem valet nos finais de semana.
Rua Gustavo Sampaio, 610 A. Leme
21 22751398

Espaço OX - são dois quiosques na praia bem badalados no happy hour. À noite, a galera ocupa o lounge no subsolo.
Avenida Atlântica s/nº, quiosque 9 e 10. Leme.
21 22750023

Cine Café - um bom café da manhã dentro da locadora Macedônia. O capuccino é gostoso e tem variedade de chás, bolos, salgadinhos e doces. Bom para um almocinho rápido.
Rua Gustavo Sampaio, 676. Leme
21 22757346

Leme Light - simples, bom para lanches, sucos e pratos executivos.
Rua Gustavo Sampaio, 795. Leme
21 22755498

Bar do David - duas vezes vencedor do prêmio Comida de Boteco Nacional em 2016 e 2017.  Não sei o endereço, mas todo chofer de táxi do Leme sabe. Fica na favela Chapéu Mangueira. Subida pela Ladeira Ary Barroso. É famoso pela feijoada de frutos do mar, mas o bolinho de bacalhau é campeão. Os mexilhões à vinagrete são uma delícia e as caipirinhas já ganharam todos os prêmios. Serve almoço e jantar. Por 3 reais você pode subir na garupa de um dos motoboys da cooperativa que tem sede na subida da Ladeira, entrada pela Rua General Ribeiro da Costa. Fecha às 20h.

Alloro - o restaurante do Hotel Hilton, ex. Windsor, ex. Meridién. Já foi considerado o melhor italiano do Rio quando a cozinha era comandada pelo Chef italiano Luciano Boseggio, o papa dos risotos. Com a mudança de bandeira para Hilton, as críticas ao Chef Pablo são boas e más.
Avenida Atlântica, 1020 - esquina com Avenida Princesa Isabel.
21 21957857

The View - também localizado no Hotel Hilton, ex. Windsor, ex. Meridien, fica no 4º andar e tem uma vista maravilhosa de toda a praia de Copacabana. Café da manhã (caro), buffet e à la carte. Aos sábados buffet de feijoada.
Avenida Atlântica 1020 - esquina com Avenida Princesa Isabel.
21 21957800

Restaurante The View

IPANEMA

A Garota de Ipanema ficou internacionalmente conhecida nos acordes de Tom Jobim e Vinicius de Moraes e hoje desfila seu balanço além mar. Famosa por seu passado de lançadora de tendências, Ipanema ainda exibe o charme de suas meninas e meninos lindos e sarados, sempre bronzeados, de sorriso branco e gentil. Ali, na praia, se aplaude o sol em sua despedida diária, luaus acontecem na areia, e turistas se encantam com aquele pedaço de beleza entre a Pedra do Arpoador e o Morro Dois Irmãos.

Praia de Ipanema com as Ilhas Cagarras ao fundo.
Praia de Ipanema com as pedras do Arpoador à esquerda.
No Posto 9, um dos mais badalados da praia, fica a Barraca do Uruguaio, que serve um sanduíche de churrasco indicado pela Coluna Gente Boa, do jornal O Globo.

A Feira Hippie da Praça General Osório é passeio tradicional de domingo. São centenas de artesãos exibindo quadros, móveis, jóias, artesanato, muito couro, desde roupas a sandálias e bolsas, tudo que você imaginar. É uma festa para os turistas coroada por deliciosos acarajés (bolinhos de feijão com recheio de camarão).

O entardecer na Praia de Ipanema é único no mundo. Quando o sol se põe, milhares de pessoas aplaudem de pé em reverência ao exuberante espetáculo. Um dos lugares mais disputados para ver esse show de beleza é no alto da Pedra do Arpoador, no canto esquerdo da praia.

O Ipabebê tem o mesmo conceito do Baixo Bebê no Leblon. É um espaço na areia para as crianças, com brinquedos e segurança. O de Ipanema fica em frente ao Posto 8.

A Casa de Cultura Laura Alvim é point de espetáculos e shows de qualidade. De frente para o mar, o centro cultural tem um simpático café, cinema, teatros, livraria, museu. Consulte a programação. http://www.cultura.rj.gov.br/espaco/casa-de-cultura-laura-alvim
Avenida Vieira Souto, 176.

Pedalar pela orla de Ipanema, na ciclovia da Avenida Vieira Souto, a qualquer hora do dia é uma delícia. Alugue uma bicicleta nas estações espalhadas pela cidade, as laranjinhas.
http://www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp

O comércio de rua de Ipanema é famoso pelo bom gosto, qualidade e variedade. Ali estão algumas das melhores lojas, espalhadas também em galerias como a Fórum. Em Ipanema, se lança a moda que o Brasil inteiro vai usar. Ande a pé pelas ruas Visconde de Pirajá, Garcia d´Avila (a mais sofisticada) e Aníbal de Mendonça. Depois pare para tomar uma sopa no restaurante Bazzar que fica dentro da Livraria da Travessa, uma das mais charmosas da cidade. Na Travessa você encontra livros, cds e dvds maravilhosos. Rua Visconde de Pirajá, 572. 

Programa impensável há 2 anos, subir o Morro do Cantagalo até o Mirante da Paz, no elevador instalado na esquina das ruas Barão da Torre e Teixeira de Melo, hoje faz parte da agenda da maioria dos turistas. Lá de cima, uma vista magnífica deixou de ser privilégio de poucos para, finalmente, ser devolvida à cidade.

Mirante da Paz - elevador do Cantagalo
(foto democraciapolitica.blogspot.com)
RESTAURANTES
Ipanema

Temporada - para curtir o pôr do sol em mesinhas em frente à praia. O visual vai do Arpoador ao Leblon. Dentro do Hotel Arpoador.
Avenida Francisco Bhering, 65 - Arpoador, Ipanema.

Bazzar Café - para almoço e jantar em ambiente aconchegante. O mix de tapas é ótimo.
Vários endereços:
Rua Visconde de Pirajá, 572 - Ipanema
dentro da Livraria da Travessa
21 22494977
Avenida Rio Branco, 44 - Centro
21 22531248
Shopping Leblon
Rua Afrânio de Melo Franco, 290/2º piso - Leblon
dentro da Livraria da Travessa
21 22943660

Bazzar - restaurante com pratos deliciosos como o risoto de Grana Padano com presunto cru e folhas de mostarda. Alguns pratos podem ser servidos em meia porção e, acredite, são bem servidos. O Bubble Bar, na entrada do restaurante, oferece comidinhas como terrine de queijo de cabra, moquequinha de ostra, e degustação de espumantes, jerez e cervejas.
Rua Barão da Torre 538.
21 32022884

Barzin - ambiente ultra jovem com 3 andares. O terceiro andar, chamado de "Laje" é dedicado a festas e shows. 
Rua Vinicius de Moraes, 75 - Ipanema
21 25221809

Lord Jim Pub - mais antigo da cidade, exibe partidas de rúgbi e futebol.
fish and chips, Guiness, Budweiser.
Rua Paul Redfern, 44 - Ipanema
21 22494881

Cavist - misto de restaurante e cave à vin, pode-se escolher o vinho na adega, a um preço justo, e degustar no salão com um delicioso jantar. Se você tiver sorte, vai conseguir uma mesa no terraço, com a vista da praça ao luar.
Rua Barão da Torre, 358 - Ipanema
21 21237900

Casa Carandaí - misto de rotisserie, empório e delicatessen. O café da manhã é dos melhores do Rio.
Rua Barão da Torre 398 - Ipanema

Zazá Bistrô Tropical - é a cara do Rio, colorido, ambiente aconchegante e informal. O cardápio tem inspiração oriental.
Rua Joana Angélica, 40 - Ipanema
21 22479101

7zero6 - no ultimo andar do Praia Ipanema Hotel tem um visual dos mais espetaculares das praias de Ipanema, Leblon e da Lagoa Rodrigo de Freitas. A equipe é super atenciosa e o brunch muito elogiado. Consulte sobre almoço executivo. Não deixe de tomar um espumante à beira da piscina apreciando o por-do-sol.
Avenida Vieira Souto 706, Ipanema
21 21414992

LEBLON


É o bairro mais sofisticado do Rio, onde os apartamentos custam uma fortuna com seus varandões envidraçados. Ainda mantém uma certa tranquilidade que, com a fama cada vez mais crescente, vai ser difícil conservar. 

A Praia do Leblon é tão badalada como a de Ipanema, mas seus frequentadores são, na maioria, moradores. Ali, em frente a Rua General Venâncio Flores, fica o Baixo Bebê, onde mães trocam idéias vendo os filhotes se esbaldarem nos vários brinquedos espalhados num cercado na areia. É como se o Leblon fosse a irmã mais velha de Ipanema,  também jovem de bom gosto e elegante, mas mais madura.

Na praia, pode experimentar o sacolé do Claudinho. O sorvete é feito artesanalmente, mas com muita higiene. Indicado pela Coluna Gente Boa, do Globo.

Fora a Avenida Delfim Moreira, que beira o mar, uma das ruas mais movimentadas do bairro é a Ataulfo de Paiva, cheia de lojas e restaurantes. Um dos maiores shoppings da cidade, o Shopping Leblon, fica na Rua Afrânio de Melo Franco, 290. No Shopping Leblon está um dos melhores teatros do Rio, o Teatro Oi Casa Grande, onde os espetáculos são sempre de alta qualidade.

A Livraria Argumento ficou nacionalmente conhecida ao se tornar cenário de uma das novelas da grife Manoel Carlos, roteirista morador do Leblon e apaixonado pelo Rio. Ali, o Café Severino tem comidinhas para se saborear lendo um livro recém-comprado. E, se a gula for grande, e a balança permitir, prove o brigadeiro de colher. Rua Dias Ferreira, 417.

A Rua Dias Ferreira é famosa pela quantidade e qualidade de seus restaurantes. São várias casas com opções para todos os paladares. Ali fica a CT Boucherie, do Claude Troigros, La Molle, Sushi Leblon, Quadrucci, Venga, Zucca, Belmonte, Sawasdee Bistrô, Esch Café, Celeiro, entre muitos outros. Os paparazzi vivem circulando na área, ávidos por fotos de famosos que frequentam os restaurantes da rua. 

A Academia da Cachaça começou pequenininha, discreta, na entrada da galeria de um condomínio no Leblon. Hoje, ampliada, está sempre cheia, com clientes disputando lugar na calçada para provar a famosa batida de coco suave acompanhada do chips de inhame. Escondidinhos deliciosos, cachaças de todo o Brasil e um cardápio de dar água na boca. Rua Conde de Bernadote, 26. Telefone 21 22391542.

A Rua Conde de Bernadote, na altura do número 26, é famosa pela constante badalação. Na mesma galeria da Academia da Cachaça a night inicia cedo. A programação pode começar na escolha de uma peça em uma das várias salas do Teatro do Leblon, depois um chopp gelado, petiscos ou belo jantar nos bares e restaurantes à beira da calçada.

Subindo a Avenida Niemeyer, no canto do Leblon, você vai chegar ao Mirante do Leblon, onde se tem uma vista linda das praias de Leblon e Ipanema.

Mirante do Leblon
RESTAURANTES
Leblon

Bar do Lado - na esquina da praia, a varanda aberta faz o maior sucesso no fim da tarde. Fica dentro do Hotel Marina All Suites. Além das comidinhas também oferece um cardápio de inspiração oriental.
Avenida Delfim Moreira, 710 - Leblon
21 21721100

Bar da Praia - fica no térreo do Hotel Marina Palace e tem um belo visual da praia do Leblon. As paredes grafitadas são um charme a mais.
Rua João Lira, 5 - Leblon

Alvaro´s - tradicional, boêmio
Sábados feijoada, domingos cozido
Avenida Ataulfo de Paiva, 500 - Leblon
21 22942148

Celeiro - bufê de saladas mais famoso da cidade
Rua Dias Ferreira, 199 - Leblon
21 22747843

Fellini - quilo gourmet
Rua General Urquiza, 104 - Leblon
21 25113600

Antiquarius - melhor português, esbanja elegância em ambiente chique sem ser pretensioso.
Rua Aristides Espínola, 19 - Leblon
21 22941049

Da Silva - restaurante a quilo comandado pelo chefe Raimundo, que esteve à frente do Antiquarius por mais de 20 anos. O arroz de pato e o bacalhau espiritual são deeeeliciosos.
Shopping Rio Design -  Avenida Ataulfo de Paiva 270 lj 105 - Leblon
21 25405035
Botafogo Praia Shopping - Botafogo

Bracarense - citado no New York Times, é o mais carioca dos botecos, desde 1951.
Rua José Linhares, 85 - Leblon
21 22943549

Guiseppe Gril - churrascaria super recomendada. 
Rua Bartolomeu Mitre, 370 - Leblon.

Jobi - esse bar e restaurante é a cara do Rio. Premiado na categoria melhor chope, vive cheio de frequentadores assíduos. 
Avenida Ataulfo de Paiva, 1166 - Leblon.

Gula Gula - é um restaurante "a cara" do Rio. Saladas, picadinho, massas, tudo é muito gostoso num ambiente ultra informal. Tem várias filiais.
Avenida Ataulfo de Paiva 270 subsolo 109. Rio Design Center.
21 25408002

LAGOA

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um cartão postal de luxo do Rio. Entre a montanha e o mar, é de uma beleza ímpar com seu contorno irregular. À noite, aos pés do Cristo, batizada por um luar indescritível, é um dos lugares mais românticos da cidade. Mas nem só de romance vive a nossa Lagoa. De dia, é tomada por atletas, profissionais ou não, que se exercitam no remo ou na vela. Os menos dispostos arriscam passeios nos pedalinhos, ou nas bicicletas que podem ser alugadas em vários pontos. Vários restaurantes e quiosques abrigam os que preferem apreciar de longe os mais esforçados. E as crianças correm, jogam bola, se divertem nos parquinhos. Clubes como o Caiçaras e o Piraquê, ilhas no meio da Lagoa, aproveitam a paisagem para agregar beleza ao seu patrimônio. O Jóquei Club, o Espaço Lagoon e o mais amado do Brasil, o Clube de Regatas do Flamengo, também foram construídos no seu entorno. Em Dezembro, é ali que a famosa Árvore de Natal é montada, e passa a deslizar sobre as águas até o Dia de Reis, atraindo multidões para apreciar sua sempre inovadora iluminação. Shows de cantores e o espetáculo dos fogos de artifício fazem com que a inauguração da árvore seja uma festa quase tão disputada quanto o Reveillón. 


Lagoa Rodrigo de Freitas
Pista de skate na Lagoa
O Espaço Lagoon foi inaugurado há pouco tempo e começa a deslocar o eixo cultural dos cariocas. É um centro de esporte, lazer, cultura, gastronomia e entretenimento. Ali está o Cinépolis, com 6 salas de cinemas, restaurantes como o Gula Gula, Giuseppe Grill, Quadrifoglio, Emporium Pax e a espetacular varanda San Remo, voltada para o espelho d´água. Na varanda, você pode escolher pratos dos vários restaurantes em uma só mesa. O estacionamento é amplo e, somando a tudo, a vista esplendorosa da Lagoa. Avenida Borges de Medeiros, 1424. Telefone: 25295300. 


Espaço Lagoon
RESTAURANTES
Lagoa

Palaphita Kitch - é o restaurante mais charmoso à margem da Lagoa Rodrigo de Freitas. Um ambiente aconchegante e tropical com culinária inspirada nas delícias do Amazonas.
Av. Epitácio Pessoa s/nº, quiosque 20.
Parque do Cantagalo, quase em frente ao Corte do Cantagalo.
21 22270837.
Abriu uma filial dentro do Jóquei Clube.

Pomodorino - gastronomia italiana no belo casarão com vista para a Lagoa. Peça a mesa na varanda.
Av. Epitácio Pessoa 1104.
21 38132622
Aberto a partir de 18h. Aos Domingos abre para almoço.

BOTAFOGO

O carioca brinca que Botafogo é um "lugar de passagem", mas vamos reconhecer que ali se instalaram dezenas de excelentes restaurantes, o que dá fôlego ao bairro para se manter com boa posição no ranking de lugares para se conhecer. 

Foi em Botafogo que Carlinhos de Jesus inaugurou a sua famosa Academia de Dança, onde um mar de gente arrisca e se sai bem em passos nunca dantes imaginados. 

Em Botafogo também estão o Shopping Rio Sul e o Botafogo Praia Shopping, que tem o privilégio de estar de frente para o maior cartão postal do Rio, o Pão de Açúcar.

Praia de Botafogo e Shopping Rio Sul à esquerda
O Morro Santa Marta se transformou em local de visitação e festas. Hoje, subir o Santa Marta pelo Plano Inclinado e ir a uma das suas festas badaladas ou simplesmente admirar o escandaloso visual de toda a cidade, é um programão. No segundo estágio está a lage que serviu de palco para Michael Jackson em seu clip de anos atrás. Uma estátua do cantor eterniza o momento. Ao descer, tome um chopp geladérrimo no Bar do Sr. Antonio Tota. 

Vista do Morro Santa Marta
Homenagem a Michael Jackson
Mensagem na subida para a comunidade Santa Marta
RESTAURANTES
Botafogo

Cobal Humaitá - no grande mercado se concentram vários restaurantes como o Joaquina, o Puebla Café, Manekineko, Rota 66. O movimento é grande durante todo o dia, todos os dias. Rua Voluntários da Pátria, 448.

Aurora - tradicional para quem gosta de uma boa e farta refeição. A feijoada é famosa. Rua Capitão Salomão 43.

Entretapas - moderninho, de tapas a bom custo/benefício
Rua Conde de Irajá, 115 - Humaitá
21 25370673

Miam Miam - confort food e decoração original.
Rua General Goés Monteiro, 34 - Botafogo
21 22440125

Oui Oui - contemporâneo
Rua Conde de Irajá 85 - Botafogo
21 25273539

Irajá - instalado numa casa do século 19, o Chef é o Pedro Artagão, ex-Laguiole, o que credencia o restaurante. Prove o chips de mandioca, manteiga de garrafa e grana padano.
Rua Conde de Irajá, 109 - Botafogo
21 22461395

JARDIM BOTÂNICO

O bairro é bucólico, com temperatura agradável, muito por conta do Jardim Botânico fundado por D. João VI, ainda Príncipe Regente, em 1808. É um local de muitas casas, ruas arborizadas, ateliers e restaurantes. A principal via é a Rua Jardim Botânico, que liga Botafogo e Gávea.
A exuberância do parque de 137ha, atração maior do bairro, encanta a todos os visitantes. Abertos à visitação estão o orquidário, o jardim sensorial, as plantas carnívoras. o bromeliário, as plantas medicinais, além das inúmeras aléias que cortam o parque, cercadas por majestosas palmeiras imperiais, num convite à leitura e meditação. Lindo também o lago das vitórias régias. Para os pequenos existe um parquinho bem montado e divertido.

Palmeiras imperiais no Jardim Botânico
(foto Cláudio Lara)
Dentro do parque uma filial do La Bicyclette, casa de pães artesanais, é uma tentação. Em frente, o Espaço Tom Jobim guarda o acervo histórico do maestro Tom Jobim e do urbanista Lúcio Costa. O prédio de 1937 é tombado pelo Patrimônio Histórico e promove várias atividades culturais como seminários, palestras, shows e espetáculos de teatro .
A entrada fica na Rua Jardim Botânico, 1008. Telefone: 21 38741808

O Parque Lage, de menores proporções, é outro oásis no mesmo bairro. O antigo engenho de açúcar é ótimo para um passeio pela manhã, ou uma caminhada ecológica pela trilha que leva ao Corcovado. As crianças podem correr soltas na natureza ou brincar no parquinho infantil. Ali está instalada a Escola de Artes Visuais. O grande casarão foi presente do empresário carioca Henrique Lage para a cantora lírica italiana Gabriella Besanzoni, com quem se casou em 1925. No seu pátio interno foram encenadas peças como A Tempestade, de Shakespeare, produzidos shows e filmes, aproveitando a beleza arquitetônica do palacete. Rua Jardim Botânico 414. Telefone: 21 25381879.

O Jóquei Clube, sobrevivente de uma época de ouro, quando os cavalos de raça rivalizavam em elegância com as mais proeminentes damas da sociedade, ainda conserva muito da sua imponência. Os grandes salões não são mais frequentados pelos aristocráticos cavalheiros ávidos por uma aposta milionária. Os criadores sucumbiram à crise e o Jóquei abriu suas portas para outras atividades. Presente para a cidade. A Babilônia Feira Hype, eventos como o Vivo Open Air (uma imensa tela de cinema e shows de música), um disputado arraial de São João, levam milhares de pessoas que muito pouco ou nada tem a ver com cavalos e apostas. O complexo Victória, restaurante aberto ao público só para jantar, fica dentro do clube com entrada pela Rua Mário Ribeiro. No Victória, o espaço múltiplo oferece várias opções, pizzaria, japonês, massas e, se escolher sentar na varanda, você vai ter uma vista linda para apreciar. Rua Jardim Botânico, 1003. Telefone: 22391749.

RESTAURANTES
Jardim Botânico

Victoria - complexo gastronômico com uma enorme varanda.
Rua Mário Ribeiro, 410 - dentro do Jóquei Clube - Lagoa
21 25409017

Palafita Kitsch
Rua Mário Ribeiro, 410 - dentro do Jóquei Clube - Lagoa

Capricciosa - vários ambientes e pizzas com selo D.O.C.
Rua Maria Angélica, 37 - Jardim Botânico
2125272656
Rua Domingos Ferreira, 187 - Copacabana
21 22552598
Rua Vinicius de Moraes, 134 - Ipanema
2125233394

Mamma Jamma - pizzaria
Rua Saturnino de Brito, 50 - Jardim Botânico
21 38751223

Bráz - pizzaria paulista com público carioca
Rua Maria Angélica, 129 - Jardim Botânicoa
21 25350687

Bar do Horto - animado e com comidinhas gostosas.
Rua Pacheco Leão, 780 - Jardim Botânico
21 31148439

Couve Flor - num sobrado datado de 1889, funciona esse restaurante de comidinhas gostosas com cardápio variado.
Rua Pacheco Leão, 724 - Jardim Botânico
21 25126054

Filé de Ouro - a carne é a mais macia do pedaço.
Rua Jardim Botânico, 731 - Jardim Botânico
21 22592396

Lorenzo Bistrô - uma mistura de culinária francesa e italiana com receitas clássicas e toque contemporâneo.
Rua Visconde de Carandaí, 2 - Jardim Botânico
21 22947830

Casa Carandaí - misto de rotisserie, empório e delicatessen
Rua Lopes Quintas, 165 - Jardim Botânico

Café du Lage - para um delicioso café da manhã
Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
21 22268125


GÁVEA

A proximidade do Jardim Botânico faz com que a Gávea herde a mesma temperatura agradável, o mesmo ritmo pausado do bairro vizinho. É na Gávea que fica a mais importante universidade particular do Rio, a PUC, com seus famosos pilotis, memória de tantos acontecimentos.

O Shopping da Gávea é o principal ponto de encontro dos moradores.  Ali está concentrada a maioria das lojas elegantes, cinemas e teatros do bairro. Rua Marques de São Vicente, 52.

O Planetário da Cidade tem uma programação intensa, logo ao lado da PUC, na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Telefone: 21 22740046.

Planetário 
O Parque da Cidade já foi um dos lugares mais frequentados pelas famílias, mas hoje, com o avanço da Favela da Rocinha em direção ao bairro, é melhor evitar.

Depois da inauguração do Tunel Dois Irmãos e da Autoestrada Lagoa-Barra, o bairro sofre com congestionamentos constantes, já que se tornou uma das duas únicas vias de acesso para a Barra da Tijuca. Os moradores protestam, sem sucesso. 

RESTAURANTES
Gávea

O Baixo Gávea é um dos lugares mais frequentados pela galera jovem. Quase todas as noites, e principalmente nos finais de semana, as ruas ao redor da Praça Santos Dumont ficam tomadas por várias tribos até altas horas.

Braseiro da Gávea - chopp gelado e galeto na brasa num clima de festa.
Praça Santos Dumont, 116 - Baixo Gávea.
21 22397494

Guimas - sempre cheio de gente interessante que aprova as comidinhas gostosas e o ambiente informal.
Rua José Roberto Macedo Soares, 5. Baixo Gávea.
21 22597996

Hipódromo - galera do chopp e do frango a passarinho.
Rua José Roberto Macedo Soares, 4. Baixo Gávea.
21 22742755

00 - colado ao Planetário, promove ótimas baladas.
Avenida Padre Leonel Franca, 240 - Gávea
21 25408041

Sushimar - um japonês bem pequeno com mesinhas improvisadas na calçada.
Rua dos Oitis, 6 loja E - Gávea
21 22743999

Shopping da Gávea - onde está a maioria dos restaurantes como Gula Gula, Origami, Spoletto, Emporium Pax, Batata Inglesa (ótimo para uma refeição bem rápida), Casa do Pão de Queijo, Chez Anne (para salgadinhos), Ix Bistrô, La Pastasciutta, Árabe da Gávea, para citar alguns.

SANTA TERESA

Santa Teresa é um bairro que parece estar fora do Rio de Janeiro. Suas ruas tranquilas de ladeiras tortuosas, o casario colonial, a falta de pressa, e o visual incomparável da grande metrópole lá embaixo, nos remetem ao clima de uma cidade do interior. Não é à tôa que centenas de artistas escolhem Santa Teresa para morar. O bondinho, meio de transporte público, dá um charme extra ao local. Agora, infelizmente depois de um acidente, os bondinhos ficaram parados à espera de reforma, estão em teste para voltar aos trilhos...

Bondinho em frente ao restaurante Sobrenatural
(foto sambasebatugues.blogspot.com)
O Museu da Chácara do Céu tem em seu acervo mais de 1500 pinturas, entre elas Guignard, Di Cavalcanti, Pancetti, e peças de mobiliário de várias épocas. Antiga residência do colecionador Raimundo Castro Maya, a casa atual foi projetada em 1954 e tem vista de 360º sobre a cidade e a Baía de Guanabara. Fica aberto todos os dias de 12 às 17h, menos às terças feiras. Ingresso a 2 reais, gratuito às quartas. O maravilhoso jardim pode ser visitado todos os dias de 12 às 17h, ingresso gratuito. Estacionamento no local. Rua Murtinho Nobre, 93. Santa Teresa. Telefone: 21 39701126


Sala de jantar do Museu da Chácara do Céu exibe peças da coleção Castro Maya
Vista dos jardins do Museu da Chácara do Céu
Vista do Centro da cidade com a Catedral Metropolitana à esquerda
e os Arcos da Lapa à direita
Parque das Ruínas - fica ao lado do Museu da Chácara do Céu. São as ruínas da casa da mecenas Laurinda Santos Lobo, uma socialite do início do século XX que recebia, em saraus divertidíssimos, as mais ilustres personalidades artísticas como Anatole France, Isadora Duncan e Villa Lobos. Depois de anos de abandono, foi reformada para se transformar em centro cultural. A atração maior é o mirante, de onde se tem uma vista espetacular da cidade. Consulte a programação teatral e musical. 
Rua Murtinho Nobre, 169. Telefone: 2122521039


Parque das Ruínas
Arte em Santa Teresa
RESTAURANTES:
Santa Teresa

Espírito Santa - cozinha brasileira com uma varanda agradável. Petiscos como bolinho de mandioca com queijo de coalho são imperdíveis.
Rua Almirante Alexandrino, 264 - Santa Teresa
21 25074840

Decoração charmosa do Espírito Santa
Sobrenatural - peixes e frutos do mar há mais de 20 anos em Santa Teresa. A moqueca de camarão é ótima e dá para 2.
Rua Almirante Alexandrino, 432
21 22241003

Bar do Mineiro - sempre cheio de gente divertida.
Rua Pascoal Carlos Magno, 99 - Santa Teresa
21 22219227

Bar do Arnaudo - pratos típicos nordestinos e cachacinhas são o forte da casa há mais de 40 anos.
Rua Almirante Alexandrino 316 - Santa Teresa
21 22100817

Aprazível - gastronomia e visual exuberante da Baía de Guanabara.
Rua Aprazível, 62 - Santa Teresa
21 25089174

Tèreze - alta gastronomia em ambiente sofisticado.
Rua Almirante Alexandrino, 660 - dentro do Hotel Santa Teresa
21 22222755

Nega Teresa - comida baiana da melhor qualidade. A Teresa é uma simpatia e cozinha com mãos de fada. A tenda fica na Rua Almirante Alexandrino perto do número 1500. Ela está à noite, de quinta a domingo. É bom confirmar pelo telefone: 22321310.

Acarajé da Nega Teresa
BARRA DA TIJUCA e SÃO CONRADO

No caminho para a Barra da Tijuca passamos por São Conrado e pela Praia do Pepino. São Conrado é quase um bairro de passagem. Ali, vários condomínios elegantes convivem com uma das maiores favelas da cidade, a Rocinha. Também o Fashion Mall, um dos shoppings mais sofisticados do Rio, tem a vizinhança da comunidade em convívio pacífico.

Os adeptos do vôo livre fazem da Praia do Pepino o seu pouso. É lindo ver o céu salpicado de cores e formas das asas delta e dos parapentes. O vôo começa aos pés da Pedra da Gávea, na rampa da Pedra Bonita (500mts) e termina na areia. A galera do surf também corre para pegar as ondas fortes e tubulares que ali se formam. Depois, é só tomar um suco ou açaí acompanhado de um delicioso sanduíche natural na Barraca do Pepê, no calçadão.

Se a fome bater forte, a Churrascaria Oásis é uma das melhores da cidade. Estrada do Joá, 136. Tel: 21 33223144.

Dentro do Shopping Fashion Mall estão vários restaurantes, entre eles o Chez L´ami Martin, de comida contemporânea internacional. No terceiro piso.


Praia do Pepino
Sempre que vou à Barra, me sinto uma estrangeira na própria cidade. Os condomínios imensos sugerem um estilo de vida completamente diferente do burburinho zona sul. São pequenas cidades auto-sustentáveis que tem desde mercadinho a igrejas em seus domínios. Shoppings imensos como o Barra Shopping, o Via Parque, o Downtown, que parece uma cidadezinha, e outros menos pretensiosos. No Shopping Barra Garden, uma pista de patinação no gelo anima os dias de lazer. Outra pista de patinação no gelo fica no Supermercado Extra 24h, na Avenida das Américas, 1510.

Barra da Tijuca
O Shopping Rio Design começou discreto, um shopping voltado exclusivamente para a decoração, com uma belíssima escadaria interna e alguns restaurantes como a Fiammetta. Por algum mistério dos astros, os shoppings de decoração dificilmente dão certo. Tanto no Rio como em São Paulo. O Rio Design Barra soube se reinventar! Infelizmente, a escadaria não está mais lá, foi substituída por um monumental jardim vertical interno, mas os corredores hoje são movimentadíssimos, gente que circula admirando vitrines de super bom gosto para todos os gostos. As principais lojas de vestuário masculino e feminino, sapatos, bijuterias, brinquedos, a charmosa Livraria Argumento com o Café Severino, a Mil Frutas, com seus sorvetes deliciosos, restaurantes para todos os paladares, como Gula Gula, o Azurra, de culinária italiana, um cinema super confortável, se distribuem em 3 andares. Le Lis Blanc, Antonio Bernardo, Lacoste, Lenny, Época Cosméticos, são dezenas de lojas. O estacionamento é enorme e eficiente. É para flanar sem pressa..

Exceção à regra, o CasaShopping é o maior shopping de decoração do Rio. Ali estão concentradas as melhores marcas em mais de 100 lojas. Para a pausa entre as compras, a Churrascaria Royal Grill oferece carnes excelentes, chopp bem tirado e uma linguicinha aperitivo deliciosa. E quem gosta de comida japonesa com toque ocidental, lá está o Manekineko. Para os amantes da culinária italiana, o Enotria tem excelentes massas. E o Ráscal oferece um buffet campeão para todos os paladares. Funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados. Avenida das Américas 2150. Telefone: 21 24298000. www.casashopping.com

A loja Art in Surf é uma galeria de arte misto de loja de surf, tudo relacionado às ondas. A mistura interessante fica na Avenida Olegário Maciel, 260 loja K. 21 24290275.

O Bosque da Barra é ideal para fugir do espírito Miami que baixa na Barra. Muito verde, muita paz na Avenida das Américas, 6000. Telefone: 21 25032779.

Sem tempo para se embrenhar nas trilhas do Bosque, dê um pulo na Chácara Tropical. Ali, você mata vários coelhos (tadinhos) com uma cajadada só. Restaurante, loja de flores, plantas e objetos de decoração num só endereço: Rua Dom Rosalvo Costa Rêgo, 420. Itanhangá. 21 24958065.

Um movimento recente está levando restaurantes de chefs renomados para a Barra.

RESTAURANTES
Barra da Tijuca

Na Ilha da Gigóia - segredo bem guardado
no meio da Barra da Tijuca existe uma pequena ilha chamada Gigóia, preservada da especulação imobiliária que arrasa o bairro. Cercada do verde da Mata Atlântica, o acesso é só por barquinhos que circulam na Lagoa da Tijuca. Um dos pontos de embarque fica atrás do Shopping Barra Point - Avenida Armando Lombardi, 350 - no caminho de quem vai do Leblon para a Barra. Outro ponto de embarque fica na Ilha dos Pescadores - Estrada da Barra da Tijuca, 793. Você pode escolher entre pagar 1 real para ir direto ao ponto, ou fazer o passeio de 1 hora, que custa em torno de 20 reais por pessoa, pelas sete ilhas da região, como a Ilha da Garça, Ilha do Marina e a Ilha da Fantasia, Ali, se escondem alguns restaurantes bem interessantes. Telefone antes de ir.

Cais Bar - charmoso bar à beira da Lagoa com terraço sobre o canal.
Alameda dos Ingás 190.

Lagunaoferece deliciosos pratos de frutos do mar.
Ilha da Gigóia, 46A. Telefone: 21 24951229. Ligue para reservar.

Bar do Cícero - o pastel de camarão é a celebridade.
Ilha Primeira. Telefone: 21 24938053.

Nautika - simpático com deck à beira rio.
Alameda Mangueiras 10. Barra.

Na Rua Érico Veríssimo:
Gero - filial da Barra do sofisticado restaurante paulista.
Duo
Fornazzo
Braz - filial da Barra da pizzaria paulista.
Cavist - filial da Barra do simpático bistrô de Ipanema.
Balada Mix
Chez Michou - filial na Barra do mais badalado restaurante de crepes da cidade.

No Jardim Oceânico:
Borsalino
Ettore
Siri Mole - filial da Barra do famoso restaurante de comida baiana.
Porcão - filial da Barra da melhor churrascaria do Rio.

No Itanhangá:
Otto

Na Barrinha:
La Botticella
Bar do Oswaldo - uma batida de coco famosa desde os anos 70.

Na Avenida Lúcio Costa (praia)
Fratelli
Le Blé Noir - filial da Barra do aconchegante restaurante de crepes de Copacabana. 

No Shopping Downtown:
Rosita

No Barrashopping:
Le Vin - filial da Barra do bistrô paulista com presença em Ipanema.
Salitre
Garcia e Rodrigues - não tem o charme do extinto restaurante de Ipanema, mas a qualidade é a mesma.
Antiquarius - filial do simpático português do Leblon.
Zuka

No Barra Garden:
Gabbiano

Na Avenida das Américas:
Outback - para quem gosta... jovens na maioria ávidos pelo refil de refrigerante.
Baby-Beef
Pampa Grill - churrascaria bem simpática.
Casa do Alemão - experimente ali mesmo o famoso croquete ou leve para fritar em casa.

No Shopping Rio Design:
Balada Mix
Alessandro e Frederico
In-house Bistrô
Adegão Português
Apreciatti
Pax
Kotobuki - ainda é o meu japonês preferido.

CENTRO


Andar pelo centro da cidade do Rio de Janeiro é sempre surpreendente. Apesar da melancolia ao constatar que o descaso de governantes, a ganância, a falta de planejamento, destruíram exemplares arquitetônicos de inegável importância, ainda assim preserva um pouco da nossa história. 

O Centro Cultural do Banco do Brasil, conhecido na intimidade como CCBB, é um exemplo do que poderíamos ter sido. Um prédio imponente, cuidadosamente restaurado, que hoje acolhe todas as manifestações culturais. Ali estão exposições imperdíveis, espetáculos de todos os gêneros, shows de todos os sons. Uma livraria e o restaurante completam o circuito. Para as crianças, um competente Educativo mantém uma programação gratuita,  inteligente e instigante, com artes visuais e musicais. É lugar para ir e ficar. Rua Primeiro de Março, 66. Telefone: 21 2160426 / Educativo - 21 38082020.

Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) - exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade"
 A Casa França-Brasil é outro exemplo de "quando se quer, se faz". Ao lado do CCBB, a construção neoclássica, de 1819, também promove exposições de talentos. Rua Visconde de Itaboraí, 68. Telefone: 21 23325120.

O Centro Cultural dos Correios, a poucos metros do CCBB e da Casa França-Brasil, exibe shows, exposições e espetáculos, convivendo em harmonia com os vizinhos de quarteirão. Telefone: 21 22531580

Um pouco adiante, a Igreja da Candelária, com seu interior em mármore e as portas esculpidas em bronze, é uma das mais bonitas do Rio. Praça Pio X.

Igreja da Candelária
A Academia Brasileira de Letras é outro prédio que impõe sua majestade entre tantos arranha-céus. Consulte a programação cultural, sempre com ótimas atrações. Avenida Presidente Wilson, 203. Telefone: 21 32657100. www.academia.org.br

Fundado em 1590, no Morro de São Bento,  o Mosteiro de São Bento é um recanto de tranquilidade na confusão do centro. Seu colégio, ainda hoje aceitando só meninos, é o mais tradicional do Rio. A missa das 10h, aos Domingos, é celebrada com canto gregoriano. Chegue cedo, lota. Rua Dom Gerardo, 86. Telefone: 21 22068100

O Theatro Municipal, o mais exuberante prédio do centro, foi fundado em 1909 e restaurado recentemente, recuperando seu brilho original. Grandes óperas, ballets e espetáculos internacionais compõem a programação anual. Praça Floriano, s/nº - Centro/Cinelândia. Telefone: 21 23329462. Metrô Cinelândia - acesso Rio Branco. http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/ 


Teatro Municipal
A Praça Quinze também merece um olhar bem atento. Os casarões degradados estão sendo restaurados e transformados em galerias de arte e restaurantes sofisticados, um verdadeiro polo gastronômico. 

Igreja da Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé foi escolhida por D. João para ser a Capela Real, quando a corte chegou ao Rio de Janeiro em 1808. Construída em 1761 e restaurada recentemente, foi cenário da sagração de D.João VI e das coroações e casamentos de Dom Pedro I e Dom Pedro II. Ali estão os restos mortais de Pedro Álvares Cabral. A visitação ao Museu de Sítio Arqueológico tem que ser agendada com antecedência. Um espetáculo de luz e som "De Tudo Fica um Pouco" acontece dentro da igreja. Rua Primeiro de Março, s/no. Praça Quinze. Informações pelo telefone: (21) 22427766.

Paço Imperial é hoje palco de exposições e eventos culturais. Construído em 1699 para servir como Casa da Moeda, em 1713 já aparece nos mapas como Armazém del Rey. Depois, foi residência dos Vice-Reis, até ser requisitado para abrigar a família real quando está fugiu de Portugal temendo a invasão napoleônica. Ali, D.Pedro declarou que ficava no Brasil (Dia do Fico) e a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea libertando os escravos. Uma exposição conta a história da monarquia brasileira. O Bistrô do Paço serve deliciosos quiches acompanhados de saladas. Telefone: 21 22152093. O Atrium, restaurante meio escondido dentro do Paço, é um charme com suas arcadas e paredes em pedra. A Monica recomenda o risoto de funghi e de sobremesa, o Devil´s Cake, bolo de chocolate com sorvete de creme. Telefone: 21 22200193. Praça XV de Novembro, 48.





Os fornos da antiga Casa da Moeda no Paço Imperial
Em frente ao Paço, preste atenção ao Chafariz do Mestre Valentin, uma das preciosidades preservadas do Centro, construído em 1789, por encomenda do Vice-Rei Luis de Vasconcelos e Souza, obra magnífica para a época. O chafariz ficava à beira do cais de pedra e a Praça foi reformada também por Mestre Valentim para se assemelhar ao Terreiro do Paço, em Lisboa. Ainda não existiam os viadutos... Na Praça Quinze, em frente ao Paço Imperial.


Praça Quinze com o Chafariz do Mestre Valentim e o Paço Imperial 
Praça Quinze em 1789
Palácio Tiradentes, inaugurado em 1926, sede da Assembléia Legislativa, é um prédio tombado pelo IPHAN com estilo neo-clássico mesclado ao francês. A visitação é permitida e diariamente são realizadas visitas guiadas. Recentemente, o palácio foi aberto para shows de música popular brasileira. Rua Primeiro de Março, s/no. Praça Quinze. Telefone para informações: (21) 25881251.

A Igreja de São Francisco da Penitência, inaugurada em 1733, em estilo barroco, é espetacular. Fica no Morro de Santo Antônio, junto ao Convento do mesmo santo e hoje é um Museu de Arte Sacra. De segunda a sexta de 9h ao meio dia e de 13h às 16h. Metro Carioca. Largo da Carioca.


A Tabacaria Africana resiste impávida desde a sua fundação, em 1846, quando recebia clientes como Dom Pedro II, vizinho ilustre. Depois, foi a vez de Getúlio Vargas que encomendava seus famosos charutos GGG, feitos na Bahia especialmente para o Presidente. E onde Juscelino deixava seus isqueiros para consertar. Hoje, eles entregam os charutos a domicílio, mas vale a pena a visita. A marquise em estilo art déco é considerada a mais bonita do Rio. Largo do Paço, 38. Praça Quinze. Telefone: (21) 25095333.

O Arco do Telles, também na Praça Quinze, traz em suas vielas centenárias dezenas de restaurantes muito simpáticos. É só entrar e escolher, entre várias opções, o cardápio que mais gostar.


Arco do Telles
Chorinho no Arco do Telles
O Saara, trecho compreendido entre as ruas dos Andradas, Buenos Aires, Alfândega e a Praça da República, é a região que concentra o maior comércio popular da cidade. São 11 ruas e 1200 estabelecimentos. É assim conhecido por ter sido fundado por libaneses, gregos, judeus, sírios, árabes e turcos que, fugindo de uma Europa em guerra,  ali se instalaram no início do século XX. As casas, na maioria das vezes sobrados, eram comércio no térreo e residência nos andares acima. É para lá que os cariocas correm à procura de bons preços, no atacado e no varejo. Evite se arriscar aos sábados e feriados, é uma aventura digna de Indiana Jones. Nos outros dias, mesmo sem pretender comprar nada, o que é impossível resistir, o passeio é divertidíssimo. Você encontra de tudo muito e vale apreciar a arquitetura dos prédios que, aos poucos, vão sendo restaurados. Aos domingos, a maioria das lojas está fechada. Metrô Uruguaiana.

Hoje, os comerciantes da região estão atentos à invasão coreana. E começam a se unir para impedir que a tradição seja substituída pela exploração.

Um programão para quem está flanando pelo Centro da cidade é parar na Confeitaria Colombo. Inaugurada em 1894, ainda mantém a decoração e a tradição ao longo dos anos. Com seus espelhos colossais, um atendimento impecável, cardápio vintage, e elegante no último, é perfeita para almoço, lanche ou jantar à luz do passado. Se você prestar atenção, vai ouvir o farfalhar das saias das recatadas senhoras e o tuc tuc das bengalas dos galantes cavalheiros ao encostar no piso. Rua Gonçalves Dias, 32. Telefone: 21 25051500

Confeitaria Colombo
A fantástica Livraria Cultura, de nacionalidade paulista, fez um bem à cidade do Rio de Janeiro. Ocupou o antigo Cine Vitória, ameaçado pela ganância imobiliária, restaurou e ali instalou a sede carioca. O Teatro Eva Herz, dentro da livraria, só exibe espetáculo de qualidade. De segunda a ságado, de 9 às 21h. Domingos e feriados de 13 ás 19h. Rua Senador Dantas, 45.

A Lapa tomou, de um fôlego só, as rédeas de seu renascimento e se transformou em atração mais do que turística. É ali que gente de todas as idades vai se divertir, seja dançando, assistindo a um show no Circo Voador, tomando um chopp, comprando antiguidades, a qualquer hora, dia ou noite. As noites na Lapa são mais do que animadas, principalmente na Rua do Lavradio. É só chegar e curtir.
Um aqueduto construído no século 18 por índios e escravos é o símbolo do bairro.

Arcos da Lapa
Circo Voador - o espaço de shows mais democrático do Rio. Com lugar para 2000 pessoas, tem estacionamento aberto. www.circovoador.com.br
Rua dos Arcos, s/nº. Lapa
Telefone: 21 25330354

Circo Voador
RESTAURANTES
Centro

Antigamente - informal, com mesinhas na calçada, a vedete é o camarão empanado com catupiry acompanhado de arroz de amêndoas.
Rua do Ouvidor, 43 - Centro
21 25075040

Casa Villarino - bar-restaurante tradicional há mais de 50 anos no local. Por ter sido ponto de encontro de intelectuais e músicos, como Vinicius de Moraes, foi apelidado de "uiscritório". Os preços são ótimos.
Avenida Calógeras, 6 loja B - Centro
21 22409634

Cedro do Líbano - fundado por um libanês nos anos 40 é hoje o restaurante de comida árabe mais tradicional da Saara.
Rua Senhor dos Passos, 231 - Centro / Saara
21 22240163
www.cedrodolibano.com.br

Sírio e Libanês - tradicional comida árabe no meio do tumulto da Saara.
Rua Senhor dos Passos, 217. Centro/Saara.
21 22241629

Giuseppe - a especialidade são as massas.
Rua Sete de Setembro, 65. Centro
21 35757474. Às sextas abre também do happy hour até 22h.

Da Silva - excelente quilo com um bacalhau espiritual maravilhoso.
Avenida Graça Aranha, 187/4º. Dentro do Clube Ginástico Português.
21 25241010.

Cais do Oriente - a decoração e a culinária tailandesa são os atrativos.
Rua Visconde de Itaboraí, 8. Ao lado do Centro Cultural do Banco do Brasil.
21 22332531.

Casual Retrô - o melhor toucinho do céu do Rio.
Rua do Rosário 24. Centro.
21 22336904.

Rio Minho - tradicional. Prove a sopa Leão Veloso, de frutos do mar.
Rua do Ouvidor, 10. Praça Quinze. Centro.

Albamar - a torre é a única remanescente do antigo Mercado Municipal. Hoje ali funciona um restaurante tradicional de peixes e frutos do mar.
Praça Marechal Ancora, 186. Centro.

Brasserie Rosário - num cantinho centenário do centro da cidade, tem cardápio variado e muito gostoso. O sobrado foi usado como Tesouraria do Império. Experimente os risotos. A programação musical inclui happy hour de jazz,
Rua do Rosário 34.
21 25183033.
www.brasserierosario.com.br

Bistrô Ouvidor - assim como os bistrôs franceses, no almoço oferece entrada, prato principal e sobremesa a preço fixo. De segunda a sexta de 11 às 18h, sábados 11 às 15h.
Rua do Ouvidor 52.
21 25095883.

Uniko - a fachada dos anos 20 do edifício Galeria Sul América já atrai os clientes que descobrem esse restaurante com ares de bistrô francês. Rua da Quitanda 86.


URCA


A Urca é um cantinho do Rio onde o tempo esquece da hora. Os segundos são longos, generosos, o casario não tem muros altos, os prédios não tem grades de ferro. Quem mora na Urca é um privilegiado, sabe que está protegido pela proximidade da Fortaleza de São João, onde, infelizmente, a entrada de civis não é permitida. Quem mora na Urca é vizinho do Rei. O cantor Roberto Carlos mora num prédio de poucos andares, ao lado da Igrejinha. Ao longo da Avenida João Luiz Alves se tem uma das mais belas vistas da Baía de Guanabara, do Aterro do Flamengo e da Praia de Botafogo. Em áureos tempos, antes da degola, quando o jogo ainda era permitido no país, o Cassino da Urca exagerava em luxo nos seus shows disputados por celebridades entusiasmadas. O IED, Instituto Europeu de Design, um dos mais importantes centros de design do mundo, tenta se estabelecer no prédio, antes abandonado e entregue aos mendigos, hoje restaurado por ela, mas encontra a resistência dos moradores do bairro.

Urca com visual da Praia de Botafogo
Urca
Praia Vermelha - Urca
É na Urca que fica a estação para tomar o bondinho para o Pão de Açúcar, logo à direita, antes de chegar à Praia Vermelha. Compre o ingresso e suba sem medo até as duas estações: a primeira é o Morro Cara de Cão e a segunda o Pão de Açúcar. São 400 metros de altura e uma paisagem deslumbrante da Baía de Guanabara e da cidade. O passeio de bondinho é um espetáculo à parte. Lá em cima, a infraestrutura inclui bar, restaurante e uma concha acústica para shows. Quando descer, escolha um sabor de fruta tropical no  Sorvete Brasil, na saída da estação. Clique no link para se informar sobre preços e horários. Avenida Pasteur, 520. Telefone: 25468400. 

Bondinho do Pão de Açúcar
(foto victortrotamundo. wordpress.com)
RESTAURANTES
Urca

Abençoado - petiscos, caipirinha, visual do Rio. Fica na primeira parada do bondinho do Pão de Açucar.
Avenida Pasteur, 520 boxe 5 - Morro da Urca (teleférico 53 reais)
21 22758925

Bar Urca - tamanho não é documento. O lugar é pequeno, mas os frequentadores resolvem o problema ocupando a calçada e a mureta em frente para tomar seu chopp estupidamente gelado e apreciar o visual da Baía de Guanabara. Programão para todas as idades!
Rua Candido Gaffreé, 205 - Urca
21 22958794

Bar Urca e a famosa murada.
Garota da Urca - chopp, petiscos e pratos fartos, de frente para a Praia da Urca
Rua João Luiz Alves, 56 - Urca
21 25415040


OUTROS RESTAURANTES:

VILA ISABEL

Petisco da Vila - endereço emblemático de Vila Isabel, bairro de Noel Rosa.
Avenida 28 de Setembro, 238 - Vila Isabel
21 25765652

PRAIA DO FLAMENGO

Empório Santa Fé - loja de vinhos com mais de 600 rótulos, wine bar e um restaurante com pratos deliciosos de frente para o visual do Aterro do Flamengo. Com a ajuda do sommelier da casa, você escolhe o vinho, a um preço justo, que vai ser degustado na refeição. Às terças, toda a carta de vinhos tem 25% de desconto!
Praia do Flamengo 2
21 22456274

Alcaparra - o ambiente é simpático assim como os garçons e o maitre. O peixe é uma boa pedida! Carta de vinhos democrática.
Praia do Flamengo 150
21 25583937

PASSEIOS IMPERDÍVEIS

Tomar banho de cachoeira no Jardim Botânico ou no Horto.

Roda de samba às segundas feiras, a partir de 19h, na Pedra do Sal, antigo quilombo, com mais de 400 anos. Às sextas, a função começa às 21h. Rua Argemiro Bucão, Gamboa. Telefone: 21 95285060

Subir o Pão de Açúcar de bondinho.

Corcovado + Cristo Redentor - vá de trenzinho. Do alto da montanha do Corcovado, de 700 metros de altura, o Cristo Redentor, elevado à categoria de uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, estende seus braços abençoando a Cidade Maravilhosa. Acesso pela Rua Cosme Velho, 213.


Estação do Bondinho no Cosme Velho
O bondinho. O passeio é uma delícia.
Cristo Redentor, merece a fama.
Vista do Morro do Corcovado
Feira do Rio Antigo na Rua do Lavradio, Lapa. Todo primeiro sábado do mês, com shows, música, restaurantes, antiquários expondo suas peças.

Ouvir um Chorinho aos domingos na Praça São Salvador, em Laranjeiras. De 11 às 13:30h.

Passear na Floresta da Tijuca.

Tomar café da manhã no La Bicyclette, no Jardim Botânico.

Tomar café da manhã no Café du Lage, no Parque Lage.

Andar de pedalinho na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Alugar bicicleta e pedalar na orla da Lagoa.

Tomar uma caipirinha no quiosque chic Palaphita, na Lagoa Rodrigo de Freitas, quase em frente ao Corte de Cantagalo.

Pedalar na ciclovia à beira-mar e parar para tomar uma água de coco nos quiosques.

Happy hour na Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana.

Tomar um chá na Confeitaria Colombo do Centro.

Passear na Quinta da Boa Vistaum imenso parque onde estão localizados o Museu Nacional e o Jardim Zoológico. São Cristóvão

Jardim Zoológicoé o mais antigo do Brasil onde mais de 2100 animais convivem numa área de 140 mil metros quadrados. Visite a Casa Noturna, onde estão os animais noturnos; o Vivendo Aves, um viveiro de 1200 metros quadrados onde o público tem contato próximo com os pássaros. Estrada da Quinta da Boa Vista. São Cristóvão. 

Ir a qualquer exposição do Centro Cultural do Banco do Brasil no Centro.

Bater perna no Saara, um conglomerado de rua de comércio a preços convidativos no Centro.

Comer esfiha no balcão dos restaurantes do Saara.

Ir a Santa Teresa aos domingos e comer um bobó de camarão no restaurante Sobrenatural.



Dançar na gafieira Elite, no Centro.

Assistir a um musical no recém restaurado Teatro Riachuelo.

Assistir a um espetáculo no Poeira, o simpático teatro das atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão. www.teatropoeira.com.br

Tomar um chopp gelado na mureta, em frente ao Bar Urca, curtindo o visual da Baía de Guanabara.

Andar pela rua Dias Ferreira e parar para almoçar no Celeiro, no Leblon.

Não perca os eventos do Jóquei Clube (feiras, arraial, shows).

Tomar um chopp no Braseiro da Gávea apreciando a multidão de jovens no Baixo Gávea.

Baixo Gávea
Se você é destemido vai querer arriscar um vôo duplo de asa delta na Pedra Bonita.

Visitar a Ilha Fiscal, cenário do último baile do Império. O castelinho é aberto à visitação e o acesso é por escuna ou micro-ônibus, depende do tempo.  http://www.mar.mil.br/dphdm/ilha/ilha.htm

Ilha Fiscal
Assistir a um jogo de futebol no Maracanã. Nem é preciso dizer por que. A melhor maneira de se ir ao Maracanã é de metrô - estação Maracanã ou estação São Francisco Xavier com integração. Telefone: 21 88713950. http://www.suderj.rj.gov.br/maracana.asp 

TRANSPORTE PÚBLICO


METRÔ do Rio está se expandindo, não são muitas estações, mas é possível se locomover pela cidade do Centro até a Barra, passando por Ipanema, Leblon, São Conrado. A maioria das estações fecha à meia-noite, é bom perguntar. A estação Cantagalo, uma das três localizadas em Copacabana, vai deixar você a 4 quarteirões do meio da Praia de Copacabana. A Estação Ipanema/General Osório fica no início de Ipanema, a poucos metros da praia, saida General Osório. Um ônibus faz a integração entre o metrô e as áreas que ainda não possuem estações. No Centro da cidade, a estação Uruguaiana fica bem perto do Saara. Para ir ao Theatro Municipal escolha a estação Cinelândia, acesso Rio Branco. Para ir ao Museu da República siga em direção à estação Catete e desça na saída Palácio. www.metrorio.com.br

ÔNIBUS - A cidade é super bem servida de ônibus, existem linhas para todos os lugares, mas não são muito confortáveis, muitos não tem ar condicionado e o trajeto é sempre muito demorado por causa do trânsito.

TÁXI - É muito fácil pegar táxi no Rio. Os amarelinhos circulam dia e noite e é um meio de transporte seguro. Procure pegar os táxis 24h que pertençam a algum aplicativo, é mais seguro ainda. 
Easy Taxi
99 Taxi
Marcelo - 21 96482945

UBER - atualmente é o melhor meio de locomoção, seguro e preço justo. Só que os motoristas pouco conhecem do Rio de Janeiro e se guiam pelo GPS, nem sempre a melhor opção de caminho. Para estrangeiros use o UBER ENGLISH.

CITY TOUR - em ônibus de 2 andares - www.cityriotour.com.br

ONDE FICAR:

Hostels

Rioow
Rua Saturnino de Brito 190 - Lagoa
21 39883004
indicado como Hotel do ano 2014 pela Revista Viagem

Hostel Che Lagarto
Rua Paul Redfern 48 - Ipanema
21 25128076

Lemon Spirit Hostel
Rua Cupertino Durão 56 - Ipanema
21 22941853

Hotéis

Hotel Windsor
Av. Atlântica, 1020 - Leme
21 21957800

Othon Palace Hotel
Av. Atlântica, 3264 - Copacabana
21 21061500

Leme Othon Palace
Avenida Atlântica, 656 - Leme
21 21225900

Ipanema Inn
Rua Maria Quitéria, 27 - Ipanema
21 25236092

Evite o Hotel Golden Tulip Continental no Leme - em sites de avaliação os viajantes não recomendam.  

Hoteis de luxo

Fasano
Avenida Vieira Souto, 80 - Leblon
21 24897301

Vista do Hotel Fasano da Praia de Ipanema (foto barraleme.com)
Marriot
Avenida Atlântica, 2600 - Copacabana
21 25456500

Pestana
Avenida Atlântica, 2964 - Copacabana
21 25486332

Sofitel
Avenida Atlântica, 4240 - Copacabana
21 25251232

Aluguel de apartamentos por temporada

www.aluguetemporada.com.br
www.airbnb.com.br
www.vacationrentals.com

Alugamos um apartamento de 3 quartos, ea 2 quadras da praia de Copacabana e do metrô Cantagalo. 

https://www.airbnb.com.br/rooms/530484

Alugamos um flat de 1 quarto com piscina, sauna, sala de ginástica, garagem, e outras amenidades do condomínio, a 4 quadras da praia de Copacabana e a 1 quadra do metrô Cantagalo.

https://www.airbnb.com.br/rooms/9105748


PARA SE DIVERTIR E DANÇAR

Rio Scenarium - eleito um dos melhores bares do Rio. Vários ambientes divididos em 3 andares, com shows, pistas de dança, para um público de todas as idades.
Rua do Lavradio, 36 - Lapa
21 31479007

Santo Scenarium - filhote do Rio Scenarium, o restaurante tem comidinhas gostosas e a decoração é o diferencial. No almoço, peça para ver o menu executivo.
Rua do Lavradio, 36 - Lapa
21 31479007

Nova Lapa Jazz - a proposta é democratizar o jazz.
Rua Luiz de Camões, 30 - Centro/Lapa
21 22357174

Bar Favellas - a decoração inspirada na estética das favelas é original. A idéia é transportar o público para um ambiente de samba de raiz, gafieira e samba-rock. Petiscos de boteco e cerveja gelada.
Avenida Mem de Sá, 59 - Centro

CCC - Centro Cultural Carioca - shows de música com samba, chorinho
Rua do Teatro, 37 - Centro, ao lado do teatro João Caetano.
21 22526468. www.centroculturalcarioca.com.br

Gafieira Elite - fundada em 1930 promove da dança de salão tradicional a festas moderninhas.
Rua Frei Caneca, 4 - Centro
21 22323217

Casa da Matriz - é um espaço de shows, festas e eventos com noites temáticas.
Rua Henrique de Novaes, 107 - Botafogo
21 22269691

Trapiche Gamboa - uma casa de samba com charme.
Rua Sacadura Cabral, 155 - Praça Mauá
21 25160868

Pavilhão de São Cristóvão - são 700 barracas onde a comunidade nordestina se reúne para conversar, experimentar comidinhas típicas da terra e dançar um forró retado. Aos finais de semana, sextas e sábados à noite são os melhores dias. Para levar as crianças, é melhor um almoço aos sábados. 
Campo de São Cristóvão, s/nº - São Cristóvão

Casa Rosa - a galera alternativa adora as festas desse casarão que já foi um dos prostíbulos mais famosos da cidade.
Rua Alice, 550 - Laranjeiras
21 25572562

ÚTEIS

Ao Faz Tudo
Rua Visconde do Rio Branco, 17 - Centro
21 25089415

Aluguel de carrinhos de bebê - com entrega em casa.
www.clubedoscarrinhos.com.br

Aluguel de berços para crianças - Eliana - 21 96432164

Motoboy - 21 24263873

GLIO - O RIO NA PALMA DA MÃO

O Rio de Janeiro é uma cidade que oferece milhares, milhões, de opções para moradores e turistas. É tão difícil escolher que, às vezes, por que não dizer muitas vezes, a gente cai naquela roubada. Paga caro num restaurante sem personalidade, erra no barzinho, não sabe se vai dançar na Boate Nuth ou no Rio Scenarium, não acha o endereço daquele super recomendado point.
Difícil, não é? Quanto mais se conhece o Rio, mais nos emaranhamos nesse labirinto de seduções.
Pensando nisso, jovens oriundos da PUC se uniram em torno de uma idéia: facilitar a vida de quem mora e de quem chega na cidade. Ainda bem! Incansáveis, eles mapeiam os bairros para encontrar as melhores opções, oportunidades e dicas, e postam tudo no GLIO, um site de avaliação de serviços. 
Pensando em todas as faixas etárias, eles se preocuparam em deixar tudo muito fácil, prático, e simples, uma interface prá lá de "boa gente", amigável  Mesmo quem não entende, não tem afinidade ou se estranha com computadores, vai se sentir o Rei da Tecnologia ao usar o GLIO.  
E você ainda fica bem informado e atualizado sobre a qualidade dos lugares e serviços, porque as resenhas vem de consumidores como você. É uma rede social onde todos compartilham suas experiências, indicando os melhores lugares para se ir. Uma ferramenta útil, eficiente, confiável e necessária!
Acabou a era do programa furado! É só acessar o Glio para descobrir os melhores lugares para ir!
É ótimo! É carioca! E agora também no celular!
Com o GLIO o Rio de Janeiro cabe na palma da sua mão. Sou fã!





www.glio.com

Chegou o app do Glio. Descubra os melhores restaurantes, bares e lojas da cidade.

MUSEUS E CENTROS CULTURAIS

Instituto Moreira Salles - antiga residência da família Moreira Salles, só a casa vale a visita, com seus jardins projetados por Burle Marx. O acervo fotográfico é impressionante. Um pequeno cinema com programação cult. O café oferece várias gulodices. 
Rua Marques de São Vicente, 476 - Gávea
21 32847400

Instituto Moreira Salles (IMS) - painel de Burle Marx
Museu da Repúblicafoi sede do Governo Federal enquanto o Rio foi capital da República. Ali, em 1954, o Presidente Getúlio Vargas saiu da vida para entrar na história. O quarto onde a tragédia aconteceu está intacto. Os jardins foram criados em 1897 e tem várias estátuas e esculturas, entre elas o busto histórico de Cristóvão Colombo, peça única produzida pela Fundição Val D´Osne e as esculturas que representam os cinco continentes. Vale estender a visita ao Museu do Índio, logo ao lado.
Rua do Catete, 179 - Flamengo
21 22659747.

Museu da República - Palácio do Catete
Museu Histórico Nacionalmantém um impressionante acervo do período colonial, além de ser um belo prédio a ser visitado. 
Praça Marechal Ancora, s/nº - Centro
21 25509220

Museu Histórico Nacional
Museu Nacional de Belas Artesseu acervo é um dos mais importantes com quase 15000 peças, incluindo uma coleção de arte brasileira e estrangeira do século XIX. Conta também com galerias dedicadas ao século XX e à arte contemporânea. 
Avenida Rio Branco, 199. Centro.
21 22198474

Museu Casa do Pontal - vale a pena ir tão longe para ver o mais completo museu dedicado a arte popular do Brasil. E o passeio é uma delícia. 
Estrada do Pontal, 3295 - Recreio dos Bandeirantes
21 24903278

Museu Internacional de Arte Naif - depois de alguns anos fechado reabriu com um belo acervo de obras nacionais e internacionais. O casarão centenário ainda tem peças originais.
Rua Cosme Velho, 561 - Cosme Velho
21 22058612

Museu Naif - Obra de Alba Cavalcanti

Museu Naif - Obra de Walter Schaldemose
Museu Nacional - antiga residência da Família Imperial, expõe uma coleção de 130 mil itens. É o mais importante museu da América do Sul. De terça a sexta de 10 às 17:30h. Sábados e domingos de 14 às 18h. Quinta da Boa Vista - São Cristovão. 
21 2568.8262 / 25626900.


MAM - Museu de Arte Moderna - além de programar sempre exposições interessantes, o acervo é excelente, a maior parte da Coleção Gilberto Chateaubriand. Obra do arquiteto Affonso Reidy inaugurado em 1948.
Av. Infante Dom Henrique - Parque do Flamengo
21 22102188


Museu de Arte Moderna
Biblioteca Nacional - dentro da biblioteca, o Espaço Cultural Eliseu Visconti, com entrada pelo jardim, nos fundos do prédio, abriga algumas exposições.
Avenida Rio Branco, 219. Centro.
21 30953879

Real Gabinete Português de Leitura - a arquitetura do prédio já
vale a visita. No acervo, livros raros da Europa e do Brasil Colônia.
Rua Luis Camões, 30. Centro. Ao lado do teatro João Caetano.
21 22213138

Real Gabinete Português de Leitura
MAR, Museu da Arte do Rio - inaugurado em Março de 2013, tem 8 salas de exposições, uma sempre sobre o Rio de Janeiro com imagens da cidade desde o século 18 até os dias de hoje. O acervo inclui obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Lasar Segall. O MAR é projetado em dois prédios interligados por uma passarela, o palacete Dom João VI, do início do século 20, de estilo eclético, e o outro, em estilo moderno, onde vai funcionar a Escola do Olhar. O restaurante Mauá é ótimo.
Praça Mauá, 5 - Centro

MAR
MAR
Museu do Amanhã - recém inaugurado (2015), a arquitetura futurista é inspirada nas bromélias do Jardim Botânico. O renomado arquiteto Santiago Calatrava instalou seu audacioso projeto na revitalizada zona portuária do Rio. Fica ao lado do MAR, Museu de Arte do Rio. Visite os dois no mesmo dia.
Praça Mauá, 1 - Centro.


Museu do Amanhã


PASSEIOS OFF RIO

Pedra de Guaratiba - o caminho mais bonito é pela orla, Praia da Barra, Recreio, Prainha, Grumari na direção da Pedra de Guaratiba. Em Guaratiba é só perguntar porque o GPS, provavelmente, não vai reconhecer a rua - e nem precisa, todo mundo sabe onde é. Vá direto ao Tia Palmira, um dos restaurantes mais famosos Off-Rio, delícias há mais de 40 anos preparadas num casarão encarapitado na ladeira Caminho do Souza, número 18. Peça o menu degustação e relaxe! É um banquete como os romanos com tempero afro-carioca! Não é possível descrever.  Telefone: 21 24108169.

Tia Palmira
A degustação no Tia Palmira
Adeus, regime!!!!!
Vargem Grande - o restaurante Barreado tem fama de ser imperdível. Na Estrada dos Bandeirantes 21295. Telefones: 24422023 / 98590993

Petrópolis - a 70 km do Rio, conhecida como a Cidade Imperial, era ali que Dom Pedro II passava as férias de verão, costume seguido por outros governantes como Getúlio Vargas. Fica a 80 km do Rio, possível escapada de um dia. Ali estão o Museu Imperial, a Casa da Princesa Isabel, o Palácio Rio Negro (sede do governo federal), os casarões da Avenida Keller, muitos do tempo do império. O clima ameno é perfeito, com dias lindos e noites frescas. No inverno é muito frio, ideal para um fondue nos restaurantes charmosos de Itaipava. Está no post "Petrópolis, a cidade imperial".

Teresópolis - a 110 km do Rio, não tem tantos atrativos como Petrópolis, mas é uma cidade simpática. Aos domingos, uma feirinha de roupas e artesanato na Praça do Alto atrai os turistas.

Paraty - a 236 km do Rio, a cidade colonial está no post "Paraty, no tempo do rei". É uma graça com seu casario da época em que era ligação importante entre Brasil e Portugal. Através de seu porto escoava o ouro das Geraes.

Paquetá - é uma ilha com acesso por barcas que saem da Praça XV. Pitoresca, em seu território os carros são proibidos. O veículo mais comum é a bicicleta e, para passeios mais turísticos, a velha charrete puxada por cavalos.

Niterói - cidade vizinha com vários atrativos: praias lindas, o Museu de Arte Contemporânea, arquitetura de Oscar Niemeyer, a Fortaleza de Santa Cruz, os restaurantes da orla no Saco de São Francisco, com a bela vista do Rio de Janeiro, o Mercado de São Pedro, onde se pode comer um peixe mais do que fresco nos restaurantes locais, os ensaios da Escola de Samba Viradouro. O acesso também é feito por barcas, numa viagem de 20 minutos, ou por carro pela Ponte Rio-Niterói. Se estiver com pressa, o catamarã não leva 10 minutos até a estação das barcas na Praça Araribóia.

Friburgo - a colonização suíça e alemã fez com essa cidade serrana, a 850 metros de altitude, e a menos de 150 km do Rio, tenha um charme especial. Alguns bons restaurantes no Polo Gastronômico em Mury, o clima europeu, boa hotelaria são motivos para uma escapada de fim de semana. Também é conhecida como a "capital nacional da lingerie".

Búzios - antiga colônia de pescadores, a 180 km do Rio, a cidade cresceu atraindo turistas de todo o mundo com suas praias de beleza exuberante e clima amigável ao longo do ano. Hoje, é a cidade praiana mais badalada do estado, com atrações para qualquer idade. Tem desde ótimos hotéis de categoria internacional a Hostels e camping para os mais aventureiros. Restaurantes estrelados convivem com o PF mais simples ou com o camarão frito servido na areia da praia. É melhor evitar os feriados, a superlotação do balneário torna o passeio desagradável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião conosco! Deixe seu comentário e sugestões, nós vamos adorar!