TRANSLATE HERE

sábado, 4 de junho de 2011

SÃO PAULO IMPERDÍVEL!

Eu sou uma carioca que adora São Paulo. 
Gosto de tudo: dos restaurantes, do atendimento sempre impecável, da fartura e higiene dos supermercados, da responsabilidade, da ausência de mendigos, pivetes nas ruas e meninos malabaristas no trânsito, da programação teatral, da quantidade de cinemas a cada 100 metros, dos museus bem cuidados. É uma cidade que funciona. 

Gosto de São Paulo porque é uma caixinha de surpresas. A minha Disneylandia.
Como não dá para resumir São Paulo, vou falar da cidade aos poucos, tomando como ponto de partida a minha casa, na Rua Padre João Manoel ou João Manuel, as placas da prefeitura ainda não decidiram.

Flanar nos Jardins, andar a pé pela Oscar Freire com Haddock Lobo, já é um começo.

Se for almoçar, vá para o Almanara, árabe, gostosíssimo e good price, o frango com nozes é delícia, ou peça o mezze para começar, a coalhada seca é para degustar - Oscar Freire 523.



Frango com amêndoas do Almanara
Também gosto muito do Tatou, na Haddock Lobo 1541. Bom para um drinque no fim da tarde, ali mesmo, na calçada. Ou para um almoço rápido no meio das compras. (Uma pena, virou farmácia...)

As lojas dessa região são de rua, como há idos em Ipanema, um docinho na Dulca, café e chocolates na Cristallo - Oscar Freire 914. Descer a Haddock (como dizem os locais) e tomar um sopão na Galeria dos Pães - esquina com Estados Unidos, o must em padaria paulista, vale conhecer. E não deixe de comprar uma Catarina de nozes.

Os paulistas adoram uma padaria, e com razão. Algumas são verdadeiros centros gastronômicos! Na Haddock Lobo, acima da Av. Paulista, está a Bella Paulista, sempre com fila para entrar e provar o buffet de sopas. A Benjamin Abrahão, é uma padaria mais soft, na Rua Padre João Manoel. A sopa de queijo é um absurdo de gostosa.

O Figueira Rubayat é lindo, com aquela centenária figueira nos protegendo - rua Haddock Lobo 1738 - (11) 30871399. Uma carne dos deuses e acompanhamentos deliciosos

Na mesma rua,  no 1397, está um dos melhores restaurantes árabes de São Paulo, o Arabia.

O Zucco é um charme, couvert e comida deliciosos! Fica na Haddock Lobo, quase em frente ao Arabia, entre a Alameda Lorena e a Oscar Freire.

O Serafina é filial de uma rede de NY. Bonitinho, comida gostosa, saladas com sabor e ambiente descolado e jovem. Alameda Lorena, 1705. Entre a Haddock Lobo e a Bela Cintra. 

As delícias do Obá
No Obá, além da comida gostosa, a decoração é mais um ponto a favor. Com um toque sertanejo-mexicano, tudo está a venda. Rua Melo Alves 205.

A Benedixt deixa todo mundo enlouquecido com objetos de design - Haddock Lobo 1584.  (Acabou...)

A Havaianas tem uma loja enooorme na rua Oscar Freire.

E, se gosta de design e objetos lindinhos, a Coisas da Dóris também fica perto - Alameda Ministro Rocha Azevedo, 846. Eu tenho vontade de comprar tudo.

Também é gostoso subir a Rua Mello Alves, com varias lojinhas a cara de São Paulo, dos dois lados da rua. A Pulepuxe, no # 383, tem as coisas da Pylones de Paris.

A Rua Oscar Freire é o centro das atenções da cidade. Todas as lojas interessantes estão por ali, nos tentando com seu bom gosto. Aos sábados, é engraçado ver o footing das meninas com seus cabelos impecáveis e bolsas carérrimas, e os garotões exibindo suas potentes máquinas, só encontradas mesmo em São Paulo. Passou bem devagar o garotão dirigindo um rolls-royce conversível, tá!

Na Alameda Franca, 1413, o pessoal simpático da Pissani Pasta Artigianale acredita que a massa que fabrica é tão valiosa como uma jóia, e assim ela é exposta. O spaghetti vira pulseira, o nhoque vira brinco, e outras brincadeiras. Segundo a mocinha que nos atendeu, é a melhor massa do mundo! Lá você encontra até ravióli de chocolate e massas verdes, brancas e negras em formato de estrelinha, flor, o que a imaginação criar. Não é uma simples loja, é uma Concept Store, tá! Tel: 11 30816847  (pode marcar uma degustação...)

Pissani Pasta Artigianale
Massa tratada como jóia

Vale dar uma passeada na Alameda Lorena. Aos domingos, adoro comer pastel na feira. Essa foi dica da Monica, amei.

Ao lado da minha casa inaugurou o famoso Aconchego Carioca, vencedor de vários prêmios de culinária de boteco no Rio de Janeiro. O bolinho de feijoada é hors -concours  Fica quase na esquina da Rua Padre João Manuel com Alameda Jaú. Alameda Jaú 1372.

Livraria Cultura
A Livraria Cultura é uma das mais charmosas e completas de São Paulo. Eles tem tudo, e se não tem, vão conseguir. Se você não quiser comprar um livro ou revista, entre para tomar um capuccino no Café ou assistir a um espetáculo de teatro. Fica dentro do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, entre Rua Augusta e Rua Padre João Manuel.

A Casa do Porto, na Alameda Franca # 1225, Jardins, é o lugar perfeito para escolher a sua próxima degustação. Lá, procure o Eder, ele sempre tem um bom vinho a preço justo que você leva para a mesa. Eu adoro o Escudo Rojo.

A Casa Santa Luzia é o paraíso dos gourmets. É lá que Bruna e Ricelli abastecem a geladeira - fica na Alameda Lorena esquina com rua Padre João Manuel. E, pasmem, muita coisa é mais barata do que no antipático supermercado Zona Sul. 

Falemos do D.O.M, o restaurante do Alex Atala, considerado um dos melhores do Brasil. O que é maravilhoso nos restaurantes do Atala é que você se sente em casa. Estrelados, premiados, mas não intimidam o cliente. Mesmo a decoração é chique, moderna e elegante, na medida, sem exageros. O próprio Atala sempre está por ali, em um ou em outro, conferindo, conversando com os clientes, ouvindo opiniões, simpático e acessível. O que lhe confere ainda mais charme! A comida não dá para definir, é preciso passar pela experiência, porque é uma experiência! Rua Barão de Capanema 549. Tem almoço executivo durante a semana, até 15h. Ligue (11)30880761.

Ao lado do D.O.M, a Scandinavia Designs tem o melhor do design do leste europeu. Dá vontade de comprar tuuuudo!


Salão de eventos do Dalva e Dito
Alex Atala inaugurou o Dalva e Dito na rua Padre João Manuel 1115. Também tem almoço executivo e não deixe de comer o franguinho!

Maremonti tem uma decoração super tropical! O forte são as pizzas, mas já comi saladas deliciosas ali. Rua Padre João Manuel 1156.

O Bagatelle é um bistro mais do que simpático com funcionários bem treinados e pratos refinados e deliciosos. À noite, tudo se transforma numa balada concorridíssima. Sem incomodar os vizinhos. Rua Padre João Manuel 950. Jardins. 11 30625048. 

O filé que se corta com a colher é no Filé do Moraes, na Alameda Santos 1105 – (11) 32876365 

O Capim Santo é uma delícia. Um ambiente rústico chique na Rua Ministro Rocha Azevedo 471. No almoço é buffet. Tel: (11)30688486 

A Tappo Tratoria tem uma massa ótima, leve, saborosa! É um pouco mais caro. Rua Consolação 2967. Tel: (11)30634864.

O Santo Grão é ótimo para um happy hour. Sempre lotado de gente jovem, bonita e elegante, a especialidade são os cafés, de todo o mundo! Fica na Oscar Freire # 413.

A opção para o almoço de Dia das Mães foi pelo tamanho do restaurante e pelas críticas favoráveis que li. Escolhemos o Girarrosto, o novo restaurante do Chef Paulo Barros,uma mistura de restaurante, bar (batizado de Pandoro, em homenagem ao tradicional restaurante que funcionou no local) e atelier de pães. Eu e meu marido pedimos um raviolli de espinafre recheado com brie e compota de figo na manteiga, sálvia e amêndoas. Estava uma delícia, a massa leve, o molho delicado, pena que só vieram cinco raviollis, deixou gosto de quero mais. As mesas mantém uma distância civilizada, e o maitre não pareceu desapontado quando pedimos coca cola light. Realmente é barulhento, pelo tamanho deve ser difícil um tratamento acústico. Voltaremos com certeza. Avenida Cidade jardim, 56. Jardim Paulistano.

Vou sair um pouco da vizinhança...

Quer um supermercado de sapatos? A Shoestock, na Av. Bem Te Vi # 221, em Moema.

Sábado é dia de feirinha de antiguidades da Praça Benedito Calixto. É a mais famosa de São Paulo e cheia de restaurantes, barzinhos e lojinhas em volta. O Emporio Carol Martini é no # 36A. Se não for comprar nada, vale pelo badalo.

Domingo é dia de feira de antiguidades no vão do MASP, na Av. Paulista. É tão badalada como a da Benedito.


Feirinha de antiguidades do MASP
Domingo também é dia de ir à Liberdade, o bairro japonês. Tem feira na rua, lojas abertas. É bom checar o horário dos restaurantes, eles fecham cedo. Dá prá ir de metrô, a saída é em frente à Praça onde tudo acontece..

Festa na Liberdade
O melhor shopping de São Paulo, pelo menos o mais simpático, é o Iguatemi. Todas as lojas das melhores marcas estão ali. Avenida Brigadeiro Faria Lima 2232.

O Hanadoki é um ótimo japonês, simpático - Rua Arthur Ramos 395, perto do Shopping Iguatemi. Depois das compras, o sushi.

O Shintori é o restaurante lança chamas, o japonês cozinha na sua frente. Muito gostoso e pitoresco. Enooooorme! Alameda Campinas 600 tel:  (11) 32832455.

A Mercearia do Conde é um restaurante bárbaro, a gente come bem, bebe, compra quadros, mobiles, lustres. Pena que a lojinha ao lado foi fechada, mas eles continuam vendendo todos os objetos expostos. À noite tem que chegar cedo, lota - rua Joaquim Antunes 221, Pinheiros. O quiche é dos deuses.


Mercearia do Conde
Nessa mesma rua Joaquim Antunes existem outros restaurantes bacaninhas, um do lado do outro: um italiano simpático, o “Ravioli” que tem uma massa deliciosa; o “Pote do Rei”, cheio de sabores surpreendentes; o “Mani”, no # 210, que recentemente foi considerado um dos melhores do Brasi, o "Olea Mozzarela Bar", que tem saladas deeeeliciosas num ambiente italianérrimo. Sempre vou ao balcão escolher as verduras e frutas fresquíssimas, o molho sem igual acompanhada de um belo bife (2 na verdade). Já fomos muitas vezes ao Ólea, e fico com água na boca só de lembrar...


Olea Mozzarella Bar
Vipiteno é uma sorveteria de dar água na boca! Sabores deliciosos como o de pera, e mais dezenas de variedades e novidades feitas artesanalmente, fazem com que esteja sempre cheia. Vale a pena enfrentar a fila. Rua Manuel Guedes, 85. Itaim Bibi. www.vipiteno.com.br.
Estive na Vipiteno mais recentemente. O mau humor das atendentes em contraste com a simpatia das meninas da Bacio di Latte, na Oscar Freire, me fizeram achar o sorvete meio sem graça...

Sorvetes da Vipiteno
O tradicional Família Mancini fica na rua Avanhadava, a comida é meio pesada para a noite, mas dá para tomar um bom vinho e comer o antipasto, que é um escândalo! Na rua vários restaurantes do mesmo dono, um mais chique como o Walter Mancini, ou mais pitoresco como a Pizzaria Mancini e o absolutamente charmoso Madrepérola, de frutos do mar O Giggeto já foi bom, mas, da última vez que estivemos lá, foi decepcionante. Em frente ao Familia Mancini uma loja bacaninha fica aberta até tarde da noite, a Calligraphya, que vende objetos de decoração, óculos, tudo totalmente fashion, quadros, curiosidades.
  
Lá da Venda é o restaurante da chef Heloísa Bacellar, uma graça o restaurante e o empório. Fica na Vila Madalena, rua Harmonia 161, esquina com Aspicuelta. Abriram um quiosque no Shopping JK.

Padaria 7 Molinos - com mesinhas na varanda para tomar café da manhã à la carte de segunda a sexta. E, aos domingos, no bufê, mais de 30 opções, de 9 às 14h.  Alameda Lorena 1914. Jardins.

Alegria Padaria Brasileira - bufê de café da manhã bem brasileiro, com cucas, bolo de aipim e tapioca. Aos sábados de 8 às 12h30 e aos domingos de 9 às 14h. Rua Doutor Rafael de Barros 272. Paraíso.

A Rua Aspicuelta é a mais badalada da Vila Madalena. À noite, é um mar de gente divertida. 

Mercado Municipal
O Mercado Municipal é lindo e perto da loucura da 25 de Março, um Saara gigante. No Mercado vale tomar um chopp e comer o pastel de bacalhau, uma refeição. O preço dos queijos é imbatível. O Brasileirinho, um dos muitos restaurantes do segundo andar, me conquistou com as suas toalhas de chita debruadas com cianinha.

O charme do Brasileirinho
Gulodices no Mercado Municipal
Na 25 de Março, eu gosto de algumas lojas: a Doural tem tudo prá casa, a Niasi Chofi é ótima para roupa de cama e tecidos. O Armarinhos Fernando tem um mix inacreditável de armarinho, papelaria, brinquedos, acessórios para cozinha, cama e mesa, meias, e o que mais você precisar! Na rua, você encontra "de um tudo", mas no final de semana, não dá prá mexer o braço de tanta gente. Também achei coisas bem interessantes na rua de trás, a Kherlakian.

O Museu da Língua Portuguesa é um espetáculo; moderno, interativo, sempre com uma exposição instigante. São várias salas com atividades que atraem desde a criança ao adulto da melhor idade. O telão de dezenas de metros é encantador. Fico ali, assistindo, horas. Não deixe de ir à exibição com hora marcada no terceiro andar. É de cair o queixo. Vive cheio, aconselho a hora do almoço, entre um e outro turno escolar.  www.museulinguaportuguesa.org.br. Praça da Luz s/nº. Metrô Luz. (Sofreu um incêndio e está fechado para ser recuperado)

Em frente é a Pinacoteca, com seu belo prédio de tijolos aparentes e um acervo significativo. Depois, é sentar no Café da Pinacoteca, pedir um chá, se for inverno, e apreciar o lindo jardim em volta. Fora a beleza da Estação da Luz, em frente, que também vale a pena visitar e apreciar o ir e vir dos trens. Praça da Luz s/n, Centro. A estação do metrô é bem pertinho.


   
A Pinacoteca
Não gosto de futebol, mas arrisquei a ida ao Museu do Futebol por causa do meu marido e do meu filho, aficionados pelo esporte. Meu queixo despencou. É modernérrimo, lindo! E não só de futebol vive a exposição. Curiosidades mis relacionadas ao tema são exemplarmente exibidas. Foi projetado pelo mesmo pessoal do Museu da Língua Portuguesa. De quebra dá para visitar o Estádio do Pacaembu. Praça Charles Miller s/n.

O MASP tem um acervo impressionante. É o museu mais importante de São Paulo, além da arquitetura espetacular da Lina Bo Bardi. Na Avenida Paulista.

O Museu da Casa Brasileira – tem um jardim maravilhoso e um restaurante muito charmoso e gostoso no jardim, o Quinta do Museu, de terça a domingo a partir do meio dia. Avenida Brigadeiro Faria Lima 2705. Essa dica também é da Monica.

Instituto Tomie Otake: não dava nada por ele, engano, exposições legais e a lojinha é uma graça. O Teatro do Tomie Otake sempre exibe espetáculos de qualidade, é moderno e confortável.

Mosteiro de São Bento – projetado pelo arquiteto Richard Bernd, foi erguido entre 1910 e 1922. A decoração é em estilo Beuronense e os murais e afrescos são do beneditino belga Dom Adelberto Gressnigt. A biblioteca mais antiga de São Paulo, infelizmente, não é aberta ao público.  Aos domingos, a missa das 10h tem canto gregoriano. Se não quiser ficar em pé, chegue muito cedo. Depois, experimente o brunch, onde eles servem e vendem pães e bolos feitos pelos monges. Tem que reservar, acontece uma vez por mês. Largo de São Bento, s/no.


Mosteiro de São Bento
Pateo do Colégio – é um marco de São Paulo. Ali foi levantada a primeira construção da cidade, um mosteiro dos jesuítas. Hoje tem museu, um restaurante bem simpático, várias atividades culturais, concertos. Consulte a programação.

Vale pesquisar alguma exposição na OCA, no Ibirapuera, ou na FAAP

Passear pelo Ibirapuera, alugar uma bicicleta e pedalar durante a manhã, revigora qualquer ânimo.
  
Para shows à noite o Bourbon Street tem sempre uma programação legal, rua Chanés 194 - (11)50956101.

O Bar Brahma fica na famosa esquina imortalizada por Caetano em "Sampa", Ipiranga com São João. O chopp é incrivelmente gelado.

Rua das luminárias: Rua da Consolação
Rua de enxoval: Rua Maria Madalena – Brás
Rua de utensílios de cozinha – Rua Paula Souza – Centro
Rua de sapatos – Avenida Bem te vi – Moema
Rua de ferragens – Rua Paes Leme – Centro

A FAS Iluminação fica na Rua Joaquim Antunes, 190. Ali você encontra as maravilhosas e criativas luminárias do Ingo Maurer, quase obras de arte! E também coleções de outros designers de luz. 

Em São Paulo o serviço é impecável. Sempre. É bom telefonar para saber os horários dos restaurantes, alguns fecham à tarde. Vários tem almoço executivo, você pode almoçar como um rei em restaurantes estreladíssimos por um preço bem razoável. Geralmente, até 15h.

Recomendo uma peça de teatro ou um musical.

Às sextas feiras o Estadão ou a Folha trazem o Guia da Semana com toda a programação cultural.

O Lucílio é um taxista super gente boa - (11) 98122744. É legal ligar bem antes porque o cara é ocupado.

O Airport Bus Service faz o trajeto aeroporto de Guarulhos/São Paulo. São dezenas de rotas e horários. Uma das rotas passa pela Avenida Paulista. Consulte o site: www.airportservice.com.br ou telefone: 11 37753850 / 0800 2853047.

Tudo isso não é nem o começo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião conosco! Deixe seu comentário e sugestões, nós vamos adorar!