TRANSLATE HERE

domingo, 2 de março de 2014

NEW YORK, NEW YORK

Ao sair do hotel, viramos à esquerda e ouvimos a música. Uma galera jovem dançava no meio da rua. Gostoso de ver. Em pouquíssimos minutos, o som foi aumentando, aumentando, gente se aproximando, e lá estava o Times Square inteiro dançando "She´s the one", o hit mor de Chorus Line!!!
Sim, estávamos em New York!


Cada vez que vou a NY, ao descer do avião, inspiro profundamente com uma sensação de prazer. Mesmo depois do vôo sempre desconfortável e cada vez mais indigno. Sério, as companhias aéreas perderam o amor próprio; cobrar por uma coca cola!! 
O vôo pela American Airlines até que não foi o mais trágico. O Shuttle, contratado na hora no aeroporto, nos deixou na porta do hotel. U$18 por pessoa + U$ 4 de tip (gorjeta).

Confesso que estava morrendo de medo de uma cilada. Pesquisamos o hotel no site HOTWIRE, indicado por amigos canadenses. O sistema do site é estranho para nós brasileiros, acostumados a querer saber tudo de antemão. Ali, você escolhe a cidade, escolhe a região em que quer ficar (Village, Soho, Midtown, Downtown, Uptown...), o número de estrelas, a faixa de preço que quer pagar e reserva. O nome do hotel só é revelado depois que você coloca todos os númerozinhos do seu cartão de crédito e aperta o botão "confirmar operação". Dá um certo receio. Apertei o botão que nos levou à página da revelação: Hotel Cassa! Nunca tínhamos ouvido falar...

O Cassa Hotel **** tinha sido inaugurado há pouco, estava tinindo de novo. Ótimo, já que a maioria dos hotéis em NY, principalmente aqueles apelidados de "cucarachas", tal o número de brasileiros e latinos, tem um cheirinho de umidade. O Cassa tem uma portaria engraçada, modernosa, com um enorme balcão vermelho, funcionários simpáticos que nos indicaram o quarto...às 9 da manhã! No ano anterior, eu tinha ido com meu filho e só pudemos entrar no quarto do Hotel Pensylvania (ok, é o mais cucaracho de todos) depois de 3 da tarde.

Cassa Hotel
Os quartos do Cassa são pequenos, o guarda-roupa é ridículo, mas não falta conforto e o banheiro é ótimo, o banho excelente! Tudo funcionou perfeitamente. Recebi todas as correspondências, e encomendas sem problemas. 70 West 45th Street, entre a 5th Av e a 6th Av (Avenue of the Americas). Midtown. www.cassahotelny.com

New York é um dos lugares em que eu mais amo flanar. Como já fomos várias vezes, tudo é familiar. E sempre descobrimos novos lugares e sensações.

É fácil caminhar em New York, as ruas são numeradas e os quarteirões tem, na maioria das vezes, o mesmo tamanho. São cinco "bairros": Bronx, Brooklin, Manhattan, Queens e Staten Island. Os turistas preferem ficar em Manhattan, onde se concentra a maioria das atrações.

Manhattan é dividida em Uptown,  uma área mais residencial; Midtown, onde ficam os teatros, a celebrada Times Square, as lojas de departamento como Macy´s e os hotéis mais turísticos; Downtown é a parte mais gostosa, onde os novaiorquinos se esbaldam curtindo os ótimos e estrelados restaurantes, as boutiques mais estilosas. Ali fica o Soho, West Village, Greenwich Village, Lower Manhattan, onde está o centro financeiro, Wall Street.

Chelsea
Village
A 5th Avenue divide a cidade entre East e West. Eu prefiro o lado West.

O metrô corta a cidade de cabo a rabo, não é o mais limpo do mundo, mas funciona e é a maneira mais prática se você não está disposto a andar. Mas o melhor meio para se locomover em NY é mesmo a pé.

Estação de metrô
Times Square é o centro nervoso de NY. Quem não conhece a imagem de Times Square ao anoitecer? Suas luzes hipnóticas, o frenesi dos pedestres. Ali estão a loja da Disney, a Forever 21, Quicksilver, H&M e muito mais. Fica na altura da 46th Street com 7th Avenue.

Times Square
Almoçamos no John´s Pizzeria. O John´s é um enorme restaurante localizado em uma antiga igreja. O vitral do teto é lindo! A pízza é avaliada pelos apreciadores como uma das melhores. Uma das maiores também, vá com fome! 260W 44th St.

Fomos direto para uma Duane Reede, a farmácia/drugstore que tem tudo. Em comparação ao Brasil os esmaltes americanos custam uma fortuna. A filha de uma amiga, com formação em Harvard, e executiva de uma consultoria americana, fez projeções, planilhas e tudo o mais para uma gigante estrangeira que queria infiltrar seus coloridos esmaltes por aqui. Desistiram. Parece que os esmaltes brasileiros tem em sua composição algo que os deixa mais baratos. 51W 51St e outras centenas de endereços na cidade.

Adoro coisas para casa, decoração. Aportei na Crate & Barrel e quase não saí. Na minha compulsão por pratos de louça branca com formatos diferentes, achei um retangular lindo. E as coloridas argolas "stripes" de guardanapo eram tudo o que eu queria. Peguei todas e ainda faltavam 4 para completar a quantidade que preciso. Perguntei para a funcionária do caixa: "that´s all we have", ela respondeu, sem nem olhar para o que eu tinha em mãos. Rastreei a loja e vi um rapazinho com cara de "primeiro emprego, quero agradar". Não demorou muito para ele voltar do estoque com umas 20 argolinhas iguais! Voltei na antipática e despejei os 12 aros de guardanapo na frente do caixa. Pensam que ela deu bola? 650 Madison entre 58th e 59th St.

Rockfeller Center
No Inverno, uma enorme pista de patinação toma lugar no Rockfeller Center, ao lado de uma gigantesca árvore de Natal. O complexo abriga o Radio City Music Hall e o estúdio da NBC. 45 Rockfeller Plaza, entre as 48th e 51st St.

Atlas - Rockfeller Center. A escultura em bronze,
inaugurada em 1937, fica voltada para a
igreja de San Patrick. 
O Figaro é um restaurante de comida italiana inaugurado em 1989. A proximidade do hotel facilitou a escolha. Tomamos um vinho da Califórnia por U$30 e comemos duas saladas bem servidas. A conta, com água San Pellegrino, foi U$ 69. 26W, 44th St. 

Não, o Starbucks não tem o melhor café do mundo. Vários endereços pela cidade.

Não é sempre que entramos na Macy´s, a maior loja de departamentos de NY, tenho preguiça dessas lojas enormes com tudo dentro. Gosto de descobrir lojinhas escondidas. Dessa vez, as vitrines decoradas para a primavera, seduziam com elegância. E eu tinha uma missão: comprar a almofada de massagem para a coluna. Com assento e encosto, ela massageia as costas de cima abaixo, uma delícia! Não custou mais do que U$80. Depois, comprei a dos pés. O restaurante The Cellar quebra um galho na hora da fome durante as compras. 151W 34th St

Todos amam a Macy´s
Em NY pedestre tem vez. E no local mais movimentado.
A Vitamin Shoppe tem tudo o que um addicted por suplementos necessita para saciar sua voracidade. São dezenas de endereços, a da 460, 7th Av. fica bem perto do Macy´s.
Outros endereços:
174 Broadway
931, 8th Av. com 55th St.
385, 5th Av. com 36th St.
244E 86th St.
655, 6th Av.
740 Broadway
100E 23rd St
639 3rd Av.
257, 8th Av. em Chelsea.

Au Bon Pain, também perto do Macy´s é uma delicatessen que tem sanduíches bem saborosos, mini saladas de frutas, croissants. Um lanche rápido antes de adentrar a arena. Entre outros endereços: 151 W, 34th St.

Bed Bath and Beyond é minha perdição. Ali, eu perco a linha. Compro de tudo para casa, o que preciso e o absolutamente desnecessário, e mando entregar no hotel. Ao desembalar as malas descubro que o ratinho para pendurar anéis, a cera para prender velas nos castiçais (eu nem uso castiçais), o misturador Robostir, são novos hóspedes em casa. E repousam embalados nas gavetas até hoje! 620, 6th Av., entre a 18 e a 19th Street. www.bedbathandbeyond.com. Metro 14 St ou 23 St.

Bed Bath and Beyond - o carrinho com as compras
vai na "escada rolante" ao lado. Sozinho. Prático, não?
Vizinha à Bed Bath and Beyond, a Sports Authority é uma multi marca de roupas de esporte com preços bem razoáveis. Nike, Adidas e Columbia estão entre as minhas preferidas. 636, 6th Av.

Do outro lado da rua fica uma loja The Conteiner Store, para loucos por organização. 629, Avenue of Americas (6 Avenue)

O Momoya é um restaurante japonês que conheci a primeira vez que me hospedei em Chelsea. Sempre cheio com uma galera descolada, adoro! Gosto de pedir a Salmon Momoya Box e o Greenwich Roll. Com um vinho rosé geladinho, uau! 185, 7th Av. esquina com a 21st St. Metro 23 St.
Salmon Momoya Box
Limelight Market Place surpreende de cara. A antiga igreja virou um shopping moderninho. São dezenas de stands oferecendo desde sapatos a mini-bolos super fofos. O sorvete Baci é obrigatório! 656 6th Av., quase esquina com 20th St. Infelizmente não é mais assim. Agora a antiga igreja só abriga uma loja de sapatos e tênis... pena...

Antiga loja do Limelight Market Place
Não sei o que aconteceu com a Orchard Street. A maioria das lojas estava fechada, não era feriado, nem fim de semana. Nesse bairro judeu sempre encontro coisas legais. Uma vez encomendamos tecido para o nosso sofá e poltrona. Na época, ainda não existiam os tecidos emborrachados, então, mandei "vinilizar". E a amiga, RP de uma transportadora, mandaria para o Brasil. Bom, o tecido foi parar na casa de uma socialite paulista e o ombrelone que a socialite tinha encomendado para o seu jardim, foi parar na casa da minha sogra!  

Na White Furniture Industrie achei o cabide Charles Eames que tanto queria! 141 E, 3rd St.

A NY Fire Store é uma lojinha de camisetas com estampas engraçadas. Meu filho adorou a CSI, Crime Scene Investigator, que comprei por U$20. 17 Greenwich Av.

A Anthropologie é uma gostosura. A loja é charmosa com sua decoração inusitada, colorida, e muita madeira. A qualidade das roupas é excelente e de um bom gosto para o meu gosto. Vários itens para casa também, sempre com um toque meio étnico, cheio de personalidade. Os preços, comparados aos do Rio e SP, são justos. Atenção: meu marido me esperava num sofá chesterfield amarelo, bárbaro, na ante-sala das cabines. Teve que levantar, venderam o sofá na hora! 375 W Broadway. Soho. Metro Spring ou Prince. Também no 75, 9th Av. Metro 14 St. E no 50 Rockfeller Plaza.

O Balthazar é um bistrô tradicional fundado em 1997. O menu francês elaborado pelos chef Shane McBride atrai uma multidão no horário do almoço. Eu preferi ir mais tarde, fica aberto para almoço até 17h. Para jantar, abre às 18h. No Zagat, são quase 6000 comentários! 80, Spring Street. Metro Spring St.

A Moma Store fica em frente ao Balthazar. Ali, sempre se encontra o mais apurado design em objetos divertidos. Claro que também existe uma loja dentro do Museu. 81, Spring St.

Sur La Table é uma loja de coisas para casa e cozinha com uma variedade enorme de objetos e decoração. Eu não resisti ao apontador de cenoura. E uso bastante! Ali pertinho. 75, Spring St. 

Musicais da Broadway. O primeiro que vimos, no início dos anos 90, foi Cats. Revimos há pouco tempo e não entrou na lista dos muito chatos só por causa da lembrança nostálgica da primeira vez. Os Teatros em NY, na maioria, são cuidadosamente restaurados, belíssimos, bem conservados. Eu compro os ingressos no Brasil para pegar na bilheteria uma hora antes. Nunca tive problemas. 
Não gosto da fila enorme do Tkts da Times Square. Se você prefere, o Tkts tem 2 endereços: Broadway com 47th St, bem no meio do Times Square e outro no South Street Seaport, na Front Street, que é mais vazio. No Tkts você compra ingressos para o mesmo dia por um preço mais barato.
Cancellation Line é uma fila que se forma no dia da apresentação, uma ou duas horas antes, de pessoas esperando as reservas caírem. O ingresso é vendido bem mais barato. Consulte antes. 
Descobri um site que oferece descontos até melhores do que o Tkts sem ter que ficar ao relento na fila. www.playbill.com. Sim, é da revista Playbill. Você entra no site, se associa e pronto! Compra ingressos com preços incríveis para ótimos espetáculos.



Para quem se arrisca a ir a NY com crianças, ou quer comprar um presente para o filhote, sobrinho, neto, a Disney Store é um paraíso. 1540 Broadway. Metro 49 St.

A Fao Schwarz, lendária loja de brinquedos que há 150 anos encanta crianças e adultos de todo o mundo, fica na 767, 5th Avenue na 58 Street.

O Flatiron é um dos cartões postais de NY. Construído em 1902, recebeu esse apelido por ter a forma de um ferro de passar roupa. Ao seu redor, fica o Flatiron District, e ali se encontram a Broadway e a 5th Avenue. E 23rd St.

Flatiron
Bem pertinho do Flatiron a Fishs Eddy é uma tentação para quem gosta de casa. São milhares de objetos, louças de todas as formas, cores, travessas, xícaras, vasinhos, numa bagunça espalhafatosa. Ali minhas malas ganham quilos! 889 Broadway, entre a 19 e a 20th Street.

O EATALY é um escândalo! Um enorme supermercado? Não! Um enorme restaurante? Não! Cervejaria? Café? Tratoria? Padaria? Sorveteria? Feira? Não! É tudo isso e ainda mais! Você pode comprar, levar, comer ali mesmo. Ou sentar num dos muitos restaurantes, de carne, massa, peixe, e pedir pratos deliciosos e fresquíssimos, bebericando um vinho da adega. São os melhores produtos, fornecidos pelos melhores produtores, preparados pelos melhores chefs! Alta qualidade e preço acessível. Quer melhor do que isso? Encontramos Susan Sarandon bebericando um espresso. De 10 da manhã às 11 da noite. 200, 5th Avenue, entre a 23 e a 24th Street. Entrada também pela 23rd St. www.eatalyny.com

Tomates Tomates Tomates
Queijos Queijos Queijos

Uma gigante de coisas para casa é a Home Depot. Desde jardinagem até construção, você sempre vai achar algo necessário. 40W, 23rd St. 

Fomos ao teatro ver "Sister Act" que adoramos. Não sei porque não se falou quase nada, ou nada, sobre esse espetáculo super divertido. Baseado no filme "Mudança de Hábito" era produzido pela própria Whoopi Goldberg. Broadway Theater. 1681 Broadway.

A E.B. Meyrowitz Opticians entregou no Brasil, no prazo, os óculos que meu marido encomendou. Tudo certo e modelos lindos. 19W 44th St. 

Para loucos por papelaria e coisas de escritório a Staples é o lugar. Também vende impressoras, scanners, máquinas fotográficas, eletrônicos e afins. São várias pela cidade. 535, 5th Avenue (com 44th St). 

Metropolitan Museum of Art, o MET, tem um espaço físico grandioso e um  acervo impressionante. São mais de 2 milhões de obras de arte que representam a cultura dos últimos 5 mil anos. As exposições sempre são maravilhosas. Já vimos uma do Lucien Freud que nos impressionou pela força das pinturas. Agora era a vez de Cezanne, com seu talento dramático, misterioso. Seu deslumbrante, quase tri-dimensional, quadro "Os jogadores de cartas" estava exposto junto com outros da mesma série. Em outra seção vimos uma exposição de fotos dos anos 40, bárbara! "The Cloisters" é uma seção do museu dedicada à arte europeia medieval. Às sextas e sábados fica aberto até 21h. Nos outros dias fecha às 17:30h. O ingresso sugerido custa U$25. Você pode entrar sem pagar, mas... 1000 5th Avenue, na altura da 82nd Street. Metro 77 St ou 86 St.

The Cloisters
Não entendi muito bem até agora, como me tornei membro do MET. Sei que saí de lá com a carteirinha e acesso liberado para o restaurante dos "private members", o Trustees.

O The Trustees Dining Room não impressiona pela decoração, nem pela simpatia dos garçons. A comida é gostosa,. Experimentamos as entradas com pate de foie, pedimos 2 risotos e uma taça de Laetitia Chardonnay. O "menu business 2 courses" para os dois ficou em U$ 83, com café e uma coca. Bonito mesmo é o visual do Central Park!

The Trustees
A sobremesa deixamos para a Lindt Chocolat Store, uma perdição no meio da Quinta Avenida. A loja não é grande, mas tem tudo que um chocólatra pode imaginar. E sempre encontramos uma promoção! Tá, a mala também leva quilos de chocolate. Compro com a desculpa de presentear amigos e parentes e acabo comendo tudo! Também me tornei membro, não sei porque!!!! 692, 5th Avenue, entre a 55 e a 54 Street.

Para amenizar a culpa do chocolate demos uma longa caminhada pelo Central Park. É sempre um programão, em qualquer estação do ano. Cuidado para não se perder. Eu já entrei para cruzar o parque, caminhei horas guiando a Lúcia, uma amiga querida que não conhecia a cidade, e quando saí, estava no mesmo lugar que entrei!

Central Park
Barcos de aluguel no lago
Alugue uma bicicleta (U$15 a hora) para pedalar sem rumo e, de repente, dar de cara com a mandala em homenagem a John Lennon. Ou se enturme em um dos tours guiados (uns U$55) e pedale com a galera. Ou contrate um dos rapazes saradões que conduzem riquixás pelo parque. Você pode propor só meia hora. É uma delícia! Ou alugue uma carruagem puxada por cavalos espetaculares. Ou faça um tour a pé com os mais dispostos.
Imagine
Ele é educado e oferece
Músico no Central Park
Agora os mais esportistas também tem a opção de percorrer Manhattan de bicicleta. Há um ano foi inaugurado o CitiBike, serviço de aluguel de bicicletas, e nenhum acidente grave foi registrado. São 6000 bikes em 332 estações ao sul da ilha (da 59th St para baixo) e em alguns pontos do Brooklin. São 9,95 dólares por dia e as leis de trânsito para ciclistas são rigorosíssimas.

A Mackenzie Childs não é uma loja frequentada por turistas, até porque turistas comuns não costumam levar móveis para seu país de origem. A loja, de inacreditável bom gosto, tem móveis super criativos, coloridos, personalizados, e também objetos de decoração! Comprei uma jarra de ágata estampada com motivo floral, linda! E umas coisinhas... Uma amiga, que conhece bem a cidade, toda vez que vê minhas jarras, lamenta não ter comprado igual. 14W 57th St entre 6th e 5th Avenue.

Mackenzie Child´s
Fomos ao Neil Simon Theater ver "Catch me if you can". Detestamos a peça. O teatro é lindo. Com 1450 lugares, foi fundado em 1927. 250W 52nd Street.

Depois do teatro, fomos ao Bistrô Saju, tábua de queijos e vinho tinto, na 120W 44th St. 

Adoro andar pelo SOHO.


Descemos no metro quase em frente ao Dean and Delucca, um mercado bárbaro ao estilo novaiorquino. Inaugurado em 1977, só comercializa os melhores produtos de todo o mundo, tudo no mesmo lugar para que você possa organizar refeições especiais sem precisar ir a outra loja. O endereço da Broadway com Prince foi inaugurado em 1986 em estilo neo-classico, colunas, piso em mármore carrara, paredes em azulejaria, e um espaço amplo para o cliente circular à vontade entre tantas gostosuras. Para os apaixonados por gastronomia é  obrigatório. Aberta até 20h. Com vários endereços, a flagship store é na 560 Broadway at Prince Street. Metro Prince St.

Dean and Delucca
Dean and Delucca
Na Bloomingdale´s vale a pena ir na sessão de vestidos. 504 Broadway. Metro Prince St ou Spring St. Ou outros vários endereços.

A Pearl River Mart é um mercado de bugigangas chinesas daquelas que sempre tem algo escondido na manga. Você vai achar alguma coisa, não se preocupe! Comprei uma bolsa de ráfia, dessas que estão nas lojas mais moderninhas por centos e muitos reais, paguei U$ 10 e uso à beça! 477, Broadway, entre a Broome e a Grand St. 

Amo a loja da Nespresso do Soho! No segundo andar, fica o setor de vendas. Eles são super atenciosos e servem um café delicioso. Às vezes, está lotada e o bicho pega, são dezenas de chineses e japoneses querendo provar o café gratuito. No primeiro andar, o Café serve delícias feitas com café! A decoração é clean e, no primeiro andar, as poltronas coloridas são super confortáveis. 92, Prince Street, entre Broadway e Greene St.

Artistas de rua não são perseguidos em NY




A Taschen Shop, além dos livros lindamente encadernados, exibe na parede um mural colorido espetacular com a assinatura da artista plástica brasileira Beatriz Milhazes. Livros de arte, design, fotografia... 107, Greene Street. Metro Prince.

Almoçamos no Restaurante Chicca, comida simples italiana, gostosa. Comemos 2 raviolis, tomamos 2 cervejas, a conta foi U$45. 184, Spring Street.

Em Nolita, caminhe pelas ruas Mott e Elizabeth, são cheias de lojinhas interessantes e cheias de personalidade.

Como Será o Amanhã?
À noite tivemos um encontro inesperado. Um amigo que eu não encontrava há 25 anos veio até nossa mesa na Osteria del Doge, onde comíamos carpaccio e sopa acompanhados de uma garrafa de vinho. Deu mais sabor ao jantar! 142W 44th Street. 

Para esticar a noite e o papo, fomos ao Blue Note, casa de jazz famosa em New York, fundada em 1981, no Greenwich Village. Ali, há anos, ouvimos a esplendorosa Ruth Brown. Naquela noite, a atração era mais modesta, uma cantora de boa voz, como todas as atrações do clube. Sarah Vaughn, Dizzie Gillespie, Oscar Peterson, e outras feras do jazz já se apresentaram ali. Todas as noites tem show. Consulte a programação. 131 W 3rd St. www.bluenotejazz.com.

Os amantes de jazz vão adorar o Birdland! É uma super casa tradicional de jazz, com atrações imperdíveis. Pelo tamanho e acústica perfeitas, pode abrigar bandas e orquestras. Vimos um show da Afro Cuban Jazz Orchestra maravilhoso!!! Era domingo, o ingresso foi U$ 30 por pessoa, com direito a um drink, sentamos na barra porque estava lotado (e eu adoro sentar na barra), tomamos vinho e saímos com o astral nas nuvens! 315 W 44th Street, entre a 8th Av. e a 9th Av. Metro 42nd St Port Authority.

Birdland
Afro Cuban Jazz Orchestra
New York é uma cidade que tem paraísos para todos os fiéis. A B&H é o éden dos amantes de eletrônicos. Tem absolutamente tudo que eles sonham a vida inteira. Computadores, aparelhagem de som, de vídeo, acessórios para tudo isso. E uma seção de fotografia de arrepiar! Eu fico desorientada! Quis comprar uma super lente para a minha Nikon. O velhinho judeu - todos os funcionários são judeus - me olhou bem sério e disse que não ia vender. O motivo era simples: a era lente carérrima e eu não ia saber usar. Me vendeu 3 filtros macro! Que eu até hoje não aprendi a usar direito... Os horários são de acordo com o calendário judaico, a loja não abre aos sábados. Sextas só até 14h e abre aos domingos. Consulte antes de ir para não perder a viagem. 420, 9th Avenue, entre a 33 e a 34th St. www.bhphotovideo.com

Il Bastardo é um restaurante italiano bacaninha que tem menu a preço fixo no almoço (segunda a sexta de meio dia às 16h - U$15)  e no jantar (segunda a sexta de 16h às 19h - U$18). 191, 7th Av com 23rd St. Metro 23St.

Il Bastardo (foto site oficial) 
À noite fomos ver um grupo no Jazz Standard. Não fomos felizes, o som era dissonante, nada a ver com o jazz que gostamos, aquele bem à la Oscar Peterson.   A casa não é muito grande e não oferece opções de aperitivos mais lights. 116E, 27th St. Metro 28St.

Eu não sairia de NY sem tomar um legítimo breakfast com direito a pancakes e tudo o mais, menos bacon! Escolhemos o Café Un Deux Trois, perto do hotel, na 123W 44th St.

Café da manhã americano
Sapatos confortáveis para os meus pés mau humorados, encontro na Naturalizer. Não tem erro. Desde sandálias até botas chiquérrimas, lá é o meu endereço obrigatório em NY. Mais quilos na mala!!! 1460 Broadway, entre 41st St e 42nd St. Metro 42St Times Square e 712 Lexington Avenue, entre a 58 e a 57th St. Metro 59St.

O South Street Seaport, Pier 17, em lower Manhattan, já foi mais chique, com lojas diferentes e gente mais bonita, mas eu adoro ir lá. Gosto da confusão, dos artistas de rua, e, principalmente do visual do Rio Hudson e da Brooklin Bridge.  No verão, ali acontecem vários shows. A região é histórica, com um conjunto arquitetônico dos mais antigos em Manhattan. Casas comerciais e prédios de meados do século 19 que foram completamente restaurados. No mall, onde era o antigo Fulton Fish Market, hoje estão vários restaurantes, praça de alimentação meio caótica, lojas de tudo, turistas, agências oferecendo passeios.

Por do Sol no South Street Seaport
Lojinha no Seaport
O Water Taxi é no mesmo esquema do ônibus Hop in Hop off, a que não resisto. Você pode entrar no barco e saltar em algumas estações. Nós ficamos a bordo, e o passeio durou 90 minutos. Foi uma delícia! O ticket custa U$ 26 para adultos e U$ 16 para crianças. Pelo que eu entendi, o valor dá direito ao ônibus Hop in Hop off. Pergunte, se for, vale a pena. Nós pagamos U$25 por pessoa, mas só andamos de barco. Embarcamos no South Street Seaport.

Water Taxi
Vista do Water Taxi
Na rua que vai dar no mall, fica uma loja da Abercrombie bem mais vazia do que a da 5th Avenue, impenetrável. O único problema é a escuridão. Não sei como alguém consegue comprar algo sem ver. 199, Water Street. A loja da 5th Avenue fica entre a 56th e 57th Street.

A Gap também tem uma loja enorme no Seaport. 11 Fulton Street.

A Brookstone com seus objetos inusitados e invenciones está no 18, Fulton Street.

A Express tem uma loja enorme dentro do mall. Comprei peças bem diferentes ali com preços espetaculares.

Vale a pena visitar os mercados e supermercados. São limpos, higiene impecável, excelente atendimento e você não vai ficar horas na fila.

Mercado
O Marco Zero está lá para não deixar ninguém esquecer o que aconteceu em 11 de Setembro de 2001. Eu me lembro bem. Foi o dia da festa de aniversário de 12 anos do meu filho, aquela loucura para dar tudo certo. A van alugada pegaria os meninos, uma turma de uns 15, na escola e levaria para o New York City Center, shopping na Barra, onde eles passariam a tarde jogando video game. De manhã, eu saindo do banho, meu marido telefona. "Explodiram o World Trade Center"! Na mesma hora gritei: - "Mas logo hoje, no dia do aniversário do menino, resolvem explodir o shopping!" Ele mandou que eu ligasse a TV. Só então caiu a ficha do que estava acontecendo em NY. Até hoje não esqueço o rosto dos meninos desembarcando da van com todas as televisões do shopping passando a tragédia.

Em frente ao Marco Zero fica uma das mais visitadas lojas de departamento, a Century 21. Se você gosta de fuçar, vai encontrar coisas ótimas por preços inacreditáveis para nós brasileiros, o povo mais rico do mundo, segundo nossos governantes. A loja vive cheia, vá com fé e paciência. No setor de sapatos femininos, cuidado! As clientes são ferozes! 22 Cortland Street. Metro Cortland St. ou Fulton St.

A Tratoria Dopo Teatro é um restaurante italiano honesto entre a 5th Av. e a 6th Av. Comemos ravioli, salmão, tomamos um Chardonnay e a conta foi U$110. 125W 44th St.

O Tello é um restaurante italiano muito bonitinho em Chelsea. Com suas toalhas xadrez, decoração old fashion, oferece pratos de massa super saborosos! 198, 8th Av. Metro 23St.

A super loja de esportes Paragon é bem conhecida dos brasileiros que se aglomeram nos balcões à procura das últimas novidades. 867 Broadway, entre a 18th e a 17th St., perto da Union Square.

Tênis lindos eu encontrei na loja da Puma da Union Square # 33.

Para games, uma boa pedida é a cadeia de lojas Game Stop. Nos EUA é comum comprar jogos usados de computador ou de consoles. Ali, você encontra todos eles. 30 Rockfeller Plaza. entre muitos outros endereços.

Halloween para o gringo é coisa séria. No dia 31 de outubro acontece a Village Halloween Parade. A fantasia é obrigatória!!!

Num prédio histórico onde há muitos anos era o Whitney Museum of American Art, fica o Volare, um simpático e confortável restaurante de comida italiana. 147W 4th St.

A Apple Store do Soho é mais simpática do que a irmã moderninha da 5th Av. As filas em horário de pico são grandes, mas a  loja fica aberta de segunda a sábado, de 9 da manhã às 9 da noite. Aos domingos, de 9 às 19h. 103 Prince St. esquina com Greene. Também no 767, 5th Av., 1981 Broadway, entre a 67 e a 68th St.

A Ponte do Brooklin liga Manhattan ao Brooklin e você pode percorrer o caminho a pé. É uma boa caminhada.

Ponte do Brooklin
High Line - vamos imaginar o Viaduto da Perimetral (aquele mondrongo que, viva!, está sendo demolido), abandonado por anos. E depois de anos de abandono, surge a idéia de transformar o gudilhão numa passarela cercada de jardins. Foi mais ou menos assim que aconteceu em NY. O viaduto esquecido hoje é frequentado, visitado, por locais, turistas, gente que vai passear, ler nos bancos instalados ao lado das plantas. A visibilidade do local é tanta que artistas plásticos exibem suas obras, algumas muito bem humoradas. O acesso pode ser feito pela Gansevoort. Metro 8 St ou 14 St. Ou pela 30th St com 10th Av, descendo na Penn Station. Fica aberto todos os dias de 7 às 23h, a entrada é gratuita e tem elevador.

O Meatparking District era uma parte meio degradada da cidade, ocupada por matadouros, comerciantes de carne, prostitutas e travestis. Aos poucos, com a chegada de artistas e lojinhas cheias de personalidade, foi se transformando em point da galera bonita e charmosa. Dezenas de restaurantes legais aportaram por ali. Não julgue pela aparência, por fora muitos mantém a aparência detonada, mas é só a porta abrir para surgirem ambientes exclusivérrimos de super bom gosto e ultra modernos.

Spice Market é um restaurante asiático com todo o charme da cultura oriental. A decoração tem peças trazidas da Índia, os pratos são elaborados com toques de irreverência. As porções são para compartilhar entre todos na mesa. Fomos em 5 pessoas e todos adoraram! Se você é como eu e não gosta de pimenta, peça para o garçom as sugestões menos picantes (afinal o nome do restaurante é Spice...) 403W 13th St com 9th Av.

Pastis é um bistrô francês frequentado pela galera moderninha. O dresscode noturno é preto da cabeça aos pés. De dia é mais informal. As conversas são prá lá de animadas no ambiente super descolado. Bem no meio do Meatpacking District, serve menu provençal e ótimos coquetéis. O banheiro masculino é bárbaro! Ah, pastis é um aperitivo com sabor de aniz servido no sul da França. 9th Avenue com 12th Street.

Banheiro masculino do Pastis
Abe & Arthur´s também fica no Meatparking District. É uma brasserie americana com cardápio contemporâneo e toques de sabor caseiro. 409W 14th St.

Chelsea Market é uma antiga fábrica de biscoitos do final do século 19 que se transformou em ponto badalado com lojas, restaurantes e eventos. Ali dentro, uma loja da Anthropologie se exibe com toda a pompa. Ainda encontramos vestígios de elementos da antiga fábrica. 75 9th entre 15th e 16th St.


Mercer Kitchen é um restaurante moderninho, informal, típico novaiorquino, bem no coração do Soho. Não é barato, mas tem menu a preço fixo de segunda a sexta, de meio dia às 15:30h. U$32. O vinho pode aumentar muito o valor da refeição. 99, Prince St.

O enorme supermercado Whole Foods Market em Chelsea tem ótima variedade de produtos. 221, 8th Av. com 24th St.

Adoro a Pottery Barn para objetos de decoração. Eles tem super bom gosto e um horário camarada.
100-104 7th Av. em Chelsea, de segunda a sexta de 10 às 20h, sábados de 10 às 19h e domingos de meio dia às 18h.
117E 59th St com Lexington - de 10 às 20h de segunda a sábado e de 11 às 19h aos domingos.
1965 Broadway com a 67th Street - de 10 às 21h de segunda a sábado e de 11 às 19h aos domingos.

As meninas ficam loucas com as bonecas da American Girl. São bonecas de tamanho médio com vários tons e cortes de cabelo, centenas de vestidinhos, figurinos para todas as ocasiões que podem ser trocados. E ainda oferecem a possibilidade de personalizar a boneca. Eu comprei a Molly Doll para a filha de um amigo. Esse luxo todo custa em torno de U$100 a boneca e, dependendo do traje, você pode pagar mais U$100. O que compramos custou U$35. 609, 5th Av. esquina com 49th St.

Aerosoles é uma marca com loja própria que vende sapatos femininos muito confortáveis a preços simpáticos. 709 Lexington Av e outros endereços pela cidade. Na 14th St entre a 6a Av. e a 5a Av., na 34th St entre 6a Av. e 5a Av., 1460 Broadway, entre a 6a Av. e a 7a Av., 1250 Av. of Americas (6a Av.) entre a 49 e a 50th St.

A Muji, originalmente européia, teve sua primeira loja em Londres. O conceito é aliar praticidade, conforto, design e simplicidade a preços acessíveis. Desde roupas a objetos de decoração e papelaria. 16W, 19th St.

A Pearl Paint é para alucinados por papelaria, pintura, desenho, gente com habilidades que eu invejo! Mesmo assim vou lá fuçar os 6 andares, compro pastas coloridas, lápis, canetas, bloquinhos, já que os maravilhosos papéis de todas as gramaturas, os lápis de todos os grafites, os pincéis de todas as texturas, nada disso tem utilidade para mim... Broadway com Canal St. em Chinatown.

O Metro, Subway, funciona todos os dias, 24h por dia. São 468 estações que cruzam a cidade de cabo a rabo.

Na Uniqlo você vai encontrar roupas práticas e de bom gosto para toda a família. As camisetas vestem super bem. 666, 5th Avenue é a maior de todas, entre a 53 e a 52 St. Metro 53 Street. Ou na 31W 34th Street.

Em NY eu vi uma manifestação de rua gigantesca, com todos protestando contra tudo. E não chegou, sequer, a atrapalhar o trânsito. A polícia organizava e protegia os manifestantes. Uma aula de respeito ao próximo.



COMO CHEGAR:

O Aeroporto Internacional John Kennedy fica no Queens, a 25km de Manhatan. O táxi é tabelado até o centro de Manhattan. Você ganha um papel com o número do táxi para eventuais futuras reclamações. Reserve mais ou menos U$70 para a corrida, pedágio e gorjeta (15%). Eles não levam mais do que 4 pessoas, nem adianta insistir. Preste atenção se a bagagem está mesmo sendo colocada no porta malas.

O Aeroporto de La Guardia é menor e mais perto de Manhatan. Também fica no Queens, a 16km do centro de Manhatan. O táxi é pelo taximetro, mas você recebe uma tabela com os valores próximos. Até a região de Times Square calcule entre 20 e 40 dólares.

Aeroporto de Newark fica mais distante, em New Jersey. Reserve uns U$100 para o táxi, pedágios e gorjetas.

SuperShuttle - você pode reservar do Brasil e pré pagar a corrida pelo site. Ao chegar em NY é só informar o código da reserva. Ou pode comprar o trajeto na hora. Custa em torno de U$20. Se você não tem pressa de chegar ao hotel pode ser a melhor opção. Por cerca de U$120 pode-se escolher uma van exclusiva.

Lembre-se que o check in da maioria dos hotéis em NY é às 15h. Como os vôos chegam cedo, de manhã, sobra um bocado de tempo.

Na volta, é melhor reservar um shuttle do que combinar um táxi. Eu nunca dei sorte com táxis, já me deixaram na mão mais de uma vez. O shuttle vai deixar você hoooras antes do vôo, nada que um freeshop não resolva.

Ônibus - os da NYC Airporter saem de meia em meia hora ligando LaGuardia a Manhattan. Ele para na Grand Central Station (42nd Street com a Park Avenue), na Penn Station (33th entre a 6th e a 7th Avenue), e em Port Authority (42nd St. entre 8th e a 9th Avenue). Custa em torno de U$20. De 5h às 23:30h.
Chegando na Grand Central Station os passageiros tem direito à van para os hotéis que ficam entre as ruas 23 e 63. http://www.nycairporter.com/OurServices/MidtownHotelConnections.aspx
Os da Newark Airport Express saem a cada 15 minutos. Dá para comprar online, no balcão de Ground Transportation no desembarque ou no ônibus. Tem paradas na Grand Central Station (altura da Lexington, lado leste), Port Authority (na altura da 8a. Avenue, lado oeste). Daí é possível continuar de metrô ou táxi. De 4h até 1h da madrugada. Custa em torno de U$20.

Port Authority é o principal terminal de ônibus de NY e o maior do mundo. 625, 8th Av., entre a 40 e a 42nd St.

TREM:

Grand Central Terminal inaugurada em 1903 é a principal e mais bonita estação de trem de NY, considerada a maior do mundo. Ali, ainda se respira a NY do início do século 20, apesar das dezenas de lojas e restaurantes em seu interior. Nós fomos almoçar no Oyster Bar, um imenso espaço dedicado a frutos do bar com um balcão espetacular exibindo uma enorme variedade de peixes e ostras fresquíssimos. O ambiente é bárbaro, imponente, mas aconchegante. Os garçons simpáticos, a comida deliciosa. No Lower Level.  87E 42nd St.

Grand Central Terminal
Pennsylvania Station ou Penn Station fica embaixo do Madison Square Garden e é a mais popular estação de trens de NY. Construída em 1910, demolida em 1964, a maior estação de trens da história era tão imponente que sua sala de espera foi desenhada ao estilo das Termas de Caracala e da Basílica de Constantino. Na época da Segunda Guerra, a Penn Station começou seu declínio, com as pessoas preferindo viajar de carro ou avião. A nova estação foi construída em 1968, mas os americanos não se conformam com o "ato de vandalismo" que foi colocar abaixo um dos marcos novaiorquinos. Em consequência, foi criado o estatuto da preservação arquitetônica da cidade de NY que, ainda bem, impediu a demolição da Grand Central Terminal. Ainda se pode ver vestígios da antiga estação nos arcos de azulejos, nos sinais de metrô pintados a mão, no corrimão de latão, ou nos tijolos de vidro da área de bagagem. Seis linhas de metrô tem estação ali. 7th Av. entre a 33 e a 31st St.
Antiga Pennsylvania Station
PARA VER:

Empire State Building - com seus 102 andares é um ícone da cidade. A iluminação da torre está sempre mudando, em homenagem a diferentes fatos e eventos. Você pode subir até o Observatório do 86º ou do 102º andar e ter uma linda vista de toda NY. No filme King Kong é ali que o imenso gorila se pendura e é atacado. Está aberto de 8 às 2 da manhã, todos os dias. De quinta a sábado, de 22h à 1 da manhã, o Observatório do 86º andar ganha a companhia de um saxofonista. Romântico, não? 350 5th Avenue.

Empire State
Estátua da Liberdade - inaugurada em 1886, foi um presente do governo francês e veio de navio da França. Foi montada na Liberty Island e o acesso é só por barco. Fica aberta á visitação todos os dias do ano, menos em 25 de dezembro. O passeio é muito gostoso e você não precisa descer na ilha se estiver com tempo curto. Se não chover, vá na parte de cima do barco.  Da última vez que lá estivemos, enfrentamos uma fila grande para a revista e embarque. Compre o ingresso no Castle Clinton, no Battery Park, ao sul de Manhattan. A balsa funciona de 9 às 15:30h, o último retorno é às 17h. As balsas saem em intervalos de 30 a 45 minutos.

Liberty Island
Saint Patrick´s Cathedral - é a igreja mais famosa de NY, logo, a mais turística, com capacidade para 2200 fiéis. Imponente em sua arquitetura neo gótica, ela está de frente para a escultura de Atlas que decora a entrada do Rockfeller Center. Dedicada a Saint Patrick na sua inauguração em 1879, está prevista uma restauração para breve. 5th Av entre 50th e 51st St.

Saint Patrick
Carnegie Hall - desde 1890 é uma das mais famosas salas de espetáculos do mundo. Ali se apresentaram artistas como Judy Garland, The Beatles, Frank Sinatra, João Gilberto. 881, 7a Avenue.

The Metropolitan Opera - a centenária casa abriga os mais talentosos artistas, cantores, maestros e orquestras, em espetáculos deslumbrantes ao longo do ano. É bom reservar com antecedência, os ingressos são muito disputados. Lincoln Center Plaza, na altura da 62nd Street, entre a Columbus Avenue e a Amsterdam Avenue.

MOMA - fundado em 1929, o Museu de Arte Moderna de NY é um dos mais importantes museus dedicados à arte moderna e contemporânea. O acervo vai das pinturas de Picasso, Matisse, Van Gogh, Dali, Warhol, Edward Hoper, aos objetos de Ingo Maurer, criações de Van de Roher, e aos filmes de Antonioni. Diariamente de 10:30h às 17:30h. Sextas de 10:30h às 20h. W11 53rd St. entre a 5th Av. e a 6th Av.

MOMA
MOMA DESIGN
Guggenheim - a arquitetura de Frank Lloyd Wright compete com o acervo nesse prédio fundado em 1959. O acervo permanente tem várias coleções particulares de obras a partir de meados do século 19. 1071, 5th Av. com 89th St.

Guggenheim
Frick Collection - o belíssimo casarão pertenceu ao industrial Henry Clay Frick, colecionador de gosto primoroso falecido em 1919. Ali está exposta a magnífica coleção com pinturas, esculturas e arte decorativa, do século 14 ao 19. Fragonard, Tiziano, El Greco, Bellini, bronzes italianos, porcelanas chinesas, Rembrandt, Velázquez, Goya, Van Dyck fazem parte do acervo. 1E, 70th St. Metro 68St - Hunter College

American Museum of Natural History - o maior museu de história natural do mundo foi fundado em 1869. É impressionante, reserve algumas horas para ver tudo. São mais de 32 milhões de espécimes e artefatos. A sessão dedicada aos dinossauros é imperdível. Não perca as exibições no Hayden Planetarium. Central Park West entre a 77th e a 81st Street.

Governor Island - só é aberta ao público de junho a setembro. É ali que o Governador despacha. O barco, com ingresso gratuito, fica ao lado do embarque para a Estátua da Liberdade. É um passeio gostoso e menos turístico.

Park Avenue Armory - ocupando um quarteirão inteiro do Upper East Side essa instituição promove trabalhos que ultrapassam a fronteira entre a grande arte e a cultura pop em curtas temporadas. Programa obrigatório. 643, Park Avenue.

ESPORTE:

New York Knicks - time da basquete
New York Mets - time de basebol
New York Yankees - time de basebol
New York Giants - time de futebol americano

Maratona de New York - desde 1970 quando contou com a participação de 170 corredores, até agora, com mais de 50 mil inscritos de 120 paises, é a corrida mais badalada de todas. Em 2014, vai ser realizada em 2 de Novembro.

US Open - um dos quatro maiores torneios de tênis do mundo vai se realizar de 25 de Agosto a 8 de Setembro de 2014.

ONDE FICAR:

NY tem centenas de opções de hotéis. O melhor é consultar um site como HotWire ou Booking.com e ler com atenção as reviews publicadas no Trip Advisor.
É melhor escolher hotéis em Manhatan, nos bairros entre o Upper West ou East Side e Downtown (Soho, Chelsea, etc.)
Você pode ficar em algum lugar acima da 80th Street, mas não é o mais confortável para quem carrega comprinhas.
Desconfie de preços muito baratos, a hospedagem em NY é cara.

The Roosevelt Hotel - fundado em 1924, é bem conhecido dos brasileiros. Fica numa região bem central. 45E 45St

The Pennsylvania Hotel - na época em que a Penn Station brilhava, esse hotel era chique; hoje é o mais popular e o mais frequentado por brasileiros em busca de uma opção menos cara em Manhatan. A localização é ótima, em frente ao Madison Square Garden, ao lado da Macy´s, perto do Empire State, com metrô próximo para toda a cidade. Inaugurado em 1919, já foi ameaçado várias vezes de demolição até ser criada a Save Hotel Pennsylvania Foundation. Apesar dos 1700 quartos não é o maior hotel de NY. Eu já fiquei hospedada ali uma vez. O quarto era ótimo, mas tive a impressão de que se algo acontecesse com um hóspede ele ficaria isolado por anos, sem que ninguém se desse conta. São incontáveis quartos por andar, um hall gigantesco, milhares de pessoas circulando. O mais impressionante é que tudo funciona. O quarto era limpo, todas as minhas compras foram entregues no quarto sem problema, o guarda malas é enorme e funcional (você deixa as malas até a hora do check in ou check out e ainda tem um banheiro ao lado se quiser lavar o rosto ou trocar alguma peça de roupa). Na hora de ir embora, se não tiver extras a pagar (como telefone), é só depositar a chave num enorme recipiente e tchau. O shuttle para o aeroporto foi contratado ali mesmo e chegou na hora certa. Na época, não tinha internet no quarto, só no hall. 7th Av. entre a 32 e a 33rd Street.

ONDE COMER:

EATER.COM - esse site é uma opção para escolher entre os incontáveis restaurantes de NY. Consulte o Yelp ou o Trip Advisor, nem sempre a comida é razoável. 

Bar Pitti - culinária toscana serve uma burrata maravilhosa. 268 Sixth Avenue.
Birreria - cervejaria a céu aberto.
Dominique Ansel Bakery - as delícias dessa padaria no Soho são disputadas a tapa. No salão do fundo da loja servem saladas, sanduíches, quiches e sopas. Experimente o Cronut, mistura de croissant com donut, mas chegue cedo, acaba logo. 189 Spring Street.
Olive Garden - restaurante de comida italiana bem avaliado, com 2 endereços em NY. Evite o do Times Square porque está sempre cheio e o atendimento deixa a desejar. 696 6th Avenue com 22nd St.
Le Bernardin - esse restaurante possui tres estrelas no Michelin. Experimente o menu degustação. 155 W 51st Street.
Gramercy Tavern - segundo o Trip Advisor é excelente e tem um menu degustação a preço acessível na hora do almoço. 42 E 20th Street.
Empellon - restaurante de comida mexicana. Experimente os tacos e as variedades de margarita. 230 W 4th Street.
The Modern - dentro do MOMA é elogiadíssimo pelo New York Times.  9W 53rd Street.
Café Habana - cozinha cubana e mexicana. 17 Prince St.
Milos - restaurante grego que tem o famoso iogurte. 125 W 55th St.
Bohemian - fica nos fundos do prédio que pertenceu a Andy Warhol. Serve comida americana, francesa e japonesa. 57 Great Jones St. East Village.
Katz Delicatessen - onde foi filmado "Harry and Sally". Tem, segundo a Catia, o melhor sanduíche de pastrami. 205 E Houston Street.
Robert - no alto do Museum of Arts and Design tem uma vista espetacular do Central Park e da Columbus Circle. Despretensioso, moderno, com comidinha gostosa e equipe atenciosa. Reserve antes para conseguir mesa junto ao janelão. 2, Columbus Circle.
Becco - italiano. 355 W 46th Street entre a 9th Ave. e a 8th Ave.
Dim Su Go Go - chinês - 5, East Broadway
Joe´s Shanghai - chinês - 9 Pell Street
Red Rooster - vários endereços na cidade.
Carmine´s - italiano tradicional - 44th Street

Para comprar vinhos excelentes com ótimo preço são centenas de lojas espalhadas pela cidade.

Liquor Store
ONDE COMPRAR:

Free People - essa lojinha é dos mesmos donos da Anthropologie e, como a prima-irmã, tem uma decoração super bonita. 5th Avenue com 16st.

E.A.T - tem de "um tudo" para presentear e achar aquele objeto irresistível. Fica pertinho do MET e, ao lado, o restaurante E.A.T atrai as atenções do povo do Upper East Side. Madison com 80st.

Sabon - esqueça os hidratantes da Victoria Secret´s! Na Sabon, os hidratantes da marca vão conquistar mesmo as mais reticentes na hora de trocar de marca. A fragrância dos produtos é irresistível. Tem loja na Spring St. e outras perfumando a cidade.

Max Brenner - além dos ótimos chocolates de origem israelense, experimente as delícias do restaurante. Union Square

F21 - a loja gigante de peças acessíveis para todos os bolsos fica na Times Square.

H&M - a enorme loja da Times Square abre até 1 da manhã!

Harris Levy - para roupas de cama, mesa e banho. 98 Forsythe Street. Metrô Grand St.

GADGETS

Whisk - tudo para cozinha
ACGears - tudo para Iphone e afins 
Booklin Superhero Supply Co. - tudo para superheróis 
Creel and Gow - objetos para casa. Entre a Park Avenue e a Lexington. 131 East 70th St.
INA - brechó que mistura peças vintage com peças de grife. 101 Thompson St

LOJAS DE DEPARTAMENTOS:

Bloomingdale´s - a loja de Upper East Side foi inaugurada em 1886, na 50th Street com Lexington. Tem uma ótima seleção de vestidos para todas as ocasiões.

Macy´s - gosto da seção de coisas para casa, embaixo. Você pode deixar as compras no serviço ao cliente e passear livre, leve e solta pela loja. Fundada em 1851 é considerada a maior loja do mundo. Com suas mais de 400 filiais, a de NY ocupa um quarteirão inteiro.

Sak´s Fifth Avenue - desde 1902 mantem a tradição de ser uma loja de departamentos chique. 611, 5th Avenue.

Neiman Marcus - para um público mais exigente. 1450 Broadway

Bergdorf Goodman - para um público selecionado desde 1899. 754, 5th Avenue entre a 57th e a 58th Street.

VISITAS GUIADAS: 

Harlem  - Harlem Heritage Center - organiza o tour que dá acesso às igrejas.

BROOKLIN

Cada vez mais os turistas que vão a NY visitam o Brooklin, o bairro vizinho, do outro lado da Ponte do Brooklin. Você pode ir de metrô ou atravessar a Ponte a pé.

Vista de NY no Brooklin
Parque para cães no Brooklin










2 comentários:

Compartilhe sua opinião conosco! Deixe seu comentário e sugestões, nós vamos adorar!