TRANSLATE HERE

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

EMBU, ARTE A DOIS PASSOS DE SÃO PAULO

Há alguns anos estivemos em Embu das Artes. Achamos a cidade bonitinha, passeamos em ruas cheias de artesãos expondo seus trabalhos, alguns interessantes, outros não. Valeu pelo passeio.

Alguns meses atrás, resolvemos voltar. Foi uma bela surpresa.

Sacada em Embu
Arte pela cidade
Embu das Artes fica a meia hora de São Paulo, apenas 27km, pelas Rodovias Regis Bittencourt e Raposo Tavares. Quando você pensa que vai chegar, já lá está, ora pois.

A Feira de Artes, é a principal atração turística. Foi fundada em 1969 e hoje são centenas de artistas e artesãos vendendo todo tipo de artesanato. Funciona aos sábados, domingos e feriados de 9 às 18 horas. 

Feirinha de arte
Em 1979, a cidade foi elevada a categoria de Estância Turística e é um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo.

Estivemos em dois domingos de verão, um deles de carnaval e a cidade estava lotada.

Na praça principal, onde fica a simpática Igreja da Matriz, é que tudo acontece.

As lojas nas ruas em torno do Centro Histórico ficam abertas e, apesar de muitas venderem o mesmo do mesmo, algumas se destacam pela criatividade. As mais interessantes ficam na Rua N. Sra. do Rosário.

Objetos de decoração
Uma das que tem uma variedade imensa de objetos para presentes criativos é a Engenho Velho, na Rua N. Sra do Rosário 117. www.engenhovelho.com.br

Engenho Velho
Revoada de pássaros na Rua N. Sra. do Rosário
Lojinha
Loja São Benedito
Lojinha
O restaurante O Garimpo serve uma comida farta e saborosa. Vive cheio, é talvez o mais famoso de Embu. O forte são as culinárias alemã e brasileira. No mesmo complexo funciona o Biergarten, com mesas ao ar livre e música ao vivo, o Pub com rock de todas as eras e o bar temático Graf Zeppelin. Rua da Matriz 136. Tel: 11 4785 1400 e 4704 6344

Biergarten faz parte do complexo do Restaurante O Garimpo
Naquele domingo de Carnaval, escolhemos o Empório São Pedro para almoçar, um misto de restaurante e antiquário. A espera foi longa, mas valeu a pena. Simpático, a decoração é feita com peças antigas, quase todas à venda. Desperta a curiosidade e os pratos são bem servidos sem exagero, com sabor e um quê de sofisticação. O ambiente ao ar livre é muito agradável e detalhes, como os jogos americanos em crochê, são deliciosos. Rua Siqueira Campos, Viela das Lavadeiras casas 28 e 75. Tel: 11 4781 2797.


Empório São Pedro
Músico na Viela das Lavadeiras
A Viela das Lavadeiras é uma passagem delicada e romântica entre duas ruas. Ali se concentram várias lojas ótimas como a São Benedito de móveis e decoração.

Detalhe da Viela das Lavadeiras
Loja São Benedito
Outros restaurantes se espalham pelas ruas de Embu para todo tipo de paladar.

Restaurante
Para todos os gostos
Depois do almoço, é hora de escolher petiscos para levar para casa. Na própria feira, várias barraquinhas oferecem sabores da região.

Delícias de Embu das Artes
A Capela São Lázaro foi construída em 1934 e depois adaptada para harmonizar com o Conjunto Jesuítico que inclui a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu de Arte Sacra, em estilo barroco paulista. Largo dos Jesuítas 67. Centro Histórico. O Museu funciona de terça a domingo de 9 às 19h.

Capela de São Lázaro
Interior da Capela de São Lázaro 
Museu de Arte Sacra
Embu ainda tem várias atrações paralelas, mas o dia fica curto depois de tanta agitação.

Brinquedos de ontem e sempre 
Bijouterias
Luminárias de PVC! 
Loja na Rua N. Sra. do Rosário
É uma ótima opção para variar os domingos de pastel nas feiras da cidade de São Paulo.

OUTROS:

Casa do Artesão - artesanato local. Rua Siqueira Campos 100. De terça a sexta de 9 às 17h. Sab, dom e feriados de 10 às 18h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião conosco! Deixe seu comentário e sugestões, nós vamos adorar!