TRANSLATE HERE

domingo, 22 de abril de 2012

PARA APRENDER A GOSTAR DE SÃO PAULO

São Paulo é uma cidade única. Alguns a comparam a New York tal a oferta de tudo muito que ela apresenta. Aqui, quem procura, realmente acha.
Conheço muita gente que, ao ouvir falar da cidade, já responde apressada: "não gosto de São Paulo". São pessoas que, geralmente, ou vêm a trabalho, ou não convivem com os paulistanos, ou não tem paciência para explorar a cidade. Nós vamos a trabalho, convivemos com paulistanos e temos a maior paciência para desvendar cada cantinho.
São Paulo tem colo para tanta gente, inclusive para quem a rejeita.

Natal em São Paulo tem clima de Reveillòn. Passear pela Paulista nos dias que antecedem o Natal é uma festa, gente na rua, músicos se exibindo, camelôs vendendo arquinhos luminosos para a cabeça, crianças, adultos, a noite é curta para tanta animação.
O verão na cidade é quente, não tanto como no Rio ou Salvador, mas, mesmo assim, as temperaturas são altas, o clima é inconstante, trovões e tempestades esparsas caracterizaram esse início de 2012.
Os restaurantes continuam impecáveis, a maioria com almoço executivo até às 15h, depois fecham até o horário do jantar, a partir de 19h.

Fomos almoçar no peruano La Mar, ambiente agradável e comida deliciosa. No couvert, já uma surpresa: nada de pão!
Chips finíssimos de batata, banana verde e mandioquinha, acompanhados de tres tipos de molhos de pimenta de diferentes picâncias. Na entrada, tiraditos de salmão e tiraditos mistura. O prato principal era o filé de pescado com creme de mandioquinha e o do meu marido o filé a la partilha com salsa anticuchera, pastel de papas e molho chimichuri.

Couvert do La Mar. Vale a pena!
Sobremesa do La Mar. Vale a pena engordar!
A sobremesa, uma espécie de sorvete/mousse de limão envolta em casquinha crocante, era espetacular. Rua Tabapuã, 1410. Tel: 30731230.

Para comprar tecidos, ainda não encontrei lugar melhor do que a Cinerama. Ali, milhares de rolos de tecido de todo tipo e qualidade repousam sobre dezenas de bancadas,e o atendimento é sempre atencioso. Eu não costuro, não entendo nada de corte, linhas e agulhas, mas adoro ir na Cinerama. Ainda mais agora que descobri que escolho o tecido e eles confeccionam toalhas, jogos americanos e colchas. A assessoria das vendedoras determina a quantidade de tecidos e o tipo adequado. Uma enorme variedade de almofadas, colchas, lençois, lenços, tecidos para decoração. A loja é enorme, fico por lá horas. Rua João Cachoeira 432. Tel: 31685455.

Gosto de caminhar pela Oscar Freire e noto que, a cada temporada, muitas lojas fecham, outras abrem, sempre com projetos de arquitetos famosos, a rua está sempre em movimento.

Quase no final da Oscar, descobri uma sorveteria maravilhosa, a Bacio di Latte, com sabores cremosos e porções generosas.

Fila de Domingo na Bacio di Latte
Sabores de Bacio di Latte
E você pode misturar até 3 sabores sem cara feia da mocinha do balcão. O único problema da Bacio é a popularidade. Não se consegue entrar em dias de feriado, finais de semana ou pós hora do almoço. Filas formam na porta e não são pequenas. Me habituei a tomar sorvete no final da tarde. Rua Oscar Freire, 136. Tel: 36622573. Abriu uma filial no Shopping JK.

Perto da Bacio, uma galeria de arte, a Urban Arts, tem gravuras e posters de artistas contemporâneos, grafites e fotos a preços acessíveis. Os trabalhos são muito legais, vale a visita. Rua Oscar Freire, 156. Abriu uma filial no Shopping JK.

Do outro lado da rua, o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo. Não, eu não provei, nem sei se é verdade, mas o nome da doceria é esse.

O restaurante Ruella é uma delícia. Já na entrada, a decoração cativa com suas cores exuberantes enfeitando o jardim.


As cores do Ruella
Dentro do salão, quadros de Isabelle Tuchband, e muitos outros artistas, decoram as paredes com bom gosto e pitadas de irreverência. No primeiro andar, um lounge para os dias de espera com móveis clássicos e vintage em harmonia perfeita.  No segundo andar, a surpresa: um salão onde você pode fazer a sua festa, mobiliado como se estivesse na própria casa; até a cozinha é personalizada! O pessoal é simpático, atencioso e preparado. Seguimos a sugestão do garçom com sotaque francês: poutpourri da Chef, com entradinhas saborosas, depois um quiche de queijo de cabra com salada e um linguado com espinafre e tomate assado com queijo de cabra. Abre de seg a sáb de 20h à 1 da manhã e aos domingos de 11 às 17h. Rua Vupabussu, 199. Pinheiros. Tel: 30979257.

Entradinha do Ruella
Durante a semana não abre para almoço, só aos domingos, de 13 às 18h. Inauguraram uma filial na Rua João Cachoeira, 1507. Itaim Bibi. Ainda não fui, mas está no topo da minha lista.

Perto de casa, na Haddock Lobo, fica o premiado restaurante Èpice. A decoração é sóbria, mas o cardápio é ousado. Pedimos a salada de queijo de cabra, tomate assado, vagem com tartar de carne, o risoto de mexilhão com açafrão, a pupunha grelhada com cogumelos e vinagrete de pupunha, e, de sobremesa, a torta maaaaravilhosa de chocolate com sorvete de baunilha!

A Rua 25 de Março (as xiks chamam de "vingt cinq") é um mar de gente na maioria dos dias, difícil caminhar por ali, cotovelos por todos os lados esbarrando onde não devem. A quinta feira pós carnaval parecia um bom dia para comprar a panela de cerâmica que faltava. O movimento era intenso, mas dava para se locomover.

A Doural, onde gosto de comprar utensílios de cozinha, abriu uma loja na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 795, o point chique de decoração paulista, mas tenho um xodó pela loja da 25, inaugurada em 1905. O problema é que o estoque tem deixado muito a desejar, tudo é virtual, nas prateleiras não se encontra nem metade do que está no site. E o preço no site também é melhor. Rua 25 de Março, 595. Tel: 33286228.

Ali perto, as lojas de festa, como a Camicado, a Festa Já, tem de tudo para todos os tipos de comemoração. E alguns objetos daqueles que a gente NÃO PODE deixar de ter!!!! Camicado - vários endereços - Rua Barão de Duprat 133/145/158/240. Tel: 32288766.

Em outro canto da cidade, a Rica Festa é uma mega store de decoração para festas que promete mais do que cumpre. São 2 andares e meio de enfeites, guardanapos, fantasias, porta isso e aquilo, mas não achei o que procurava. Muita coisa estava em falta, talvez por ser pós carnaval.

Primeiro andar da Rica Festa
De qualquer maneira, estão lá todos os personagens adorados por crianças e adolescentes. E alguns kits temáticos para festas de adultos. Adorei o Mexicano e o Havaiano, bem divertidos. Aberta de segunda a sexta de 9:30 às 19h e aos sábados de 9:30 às 18h. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 273. Tel: 30454700.

Na Rua Augusta, bem perto da Alameda Jaú, uma loja de fantasias e decoração para festas compete em preços com a 25 de Março. Festimania - Rua Augusta, 1953. Tel: 30689484.

A Livraria Cultura já foi acarinhada no post "São Paulo Imperdível". Dentro do Conjunto Nacional, a Cultura possui várias lojas. Ali também estão uma loja do Instituto Moreira Salles e o Cine Cultura, excelente, sempre com uma programação inteligente e conforto absoluto. Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073. Tel: 21722000.

Do outro lado da rua, dentro de um shopping, fica o complexo PlayArte Bristol de cinemas. Ali, a programação é mais eclética. Avenida Paulista, 2064.

No Parque Ibirapuera é possivel alugar bicicletas para passeios prá lá de agradáveis.

O MAM, Museu de Arte Moderna, fica dentro do Parque, sempre com exposições interessantes e o belo painel dos Gêmeos recepcionando os visitantes na entrada.

Painel dos Gêmeos no MAM
O Ibirapuera é o pulmão de São Paulo, e é prá lá que rumam os paulistanos nos finais de semana. Cuidado! É tão cheio como a 25 de Março.

Para o carioca que está acostumado, mal acostumado, com o Gula Gula, o restaurante Insalata pode ser uma opção. Não é tão acolhedor como o restaurante carioca, mas é possível comer uma boa e bem servida salada. Alameda Campinas, 1474. Tel: 23089154.

O Oléa Mozzarella Bar tem uma das saladas mais gostosas que já experimentamos nos últimos tempos. O restaurante é um charme, decorado como uma vila italiana, com a área aberta e cheia de plantas. O bufê de saladas é bárbaro.

Olea Mozzarela Bar
Balcão do Olea Mozzarella Bar
Estranhei no início; os tomates, cenouras e outros ingredientes, estão expostos em um balcão envidraçado, inteiros e fresquíssimos. Você escolhe o que quer; são variedades de folhas, de vegetais, de molhos; a menina mistura tudo na saladeira de aluminio, corta e serve no prato. A salada pode ser simples ou acompanhada por um grelhado. Deeeelícia! Não costumo repetir restaurante em São Paulo, já que a lista de bons lugares para ir é infinita, mas já voltei ao Olea, e pretendo voltar muito mais vezes!!! Rua Joaquim Antunes, 198.  Tel: 30621535.

O Girarrosto tem sua cozinha sob o comando do chef e restaurateur Paulo Barroso de Barros, também do Italy e é especializado em massas típicas da região da Toscana.  
A opção para o almoço de Dia das Mães foi pelo tamanho do restaurante e pelas críticas favoráveis que li. Como já tinha ido ao Italy, e adorado, fui confiante. E não me enganei. Eu e meu marido pedimos um raviolli de espinafre recheado com brie e compota de figo na manteiga, sálvia e amêndoas (R$38). Estava uma delícia, a massa leve, o molho delicado, pena que só vieram cinco raviollis, deixou gosto de quero mais. As mesas mantém uma distância civilizada, e o maitre não pareceu desapontado quando pedimos coca cola light. Realmente é barulhento, pelo tamanho deve ser difícil um tratamento acústico. Voltaremos com certeza. Avenida Cidade Jardim 56. Jardim Europa. 30626000.

Descobri uma loja de coisas para casa que adorei: a Dragonetti. Ali, completei a louça branca de porcelana Smidt que estava desfalcada, e encontrei de tudo um pouco para a cozinha. Copos, louças, talheres, panelas, travessas, eletrodomésticos, as prateleiras são repletas de tentações para quem gosta de casa. Av. Santo Amaro, 919. O estacionamento fica na Rua Dr. Sodré, logo à direita, antes de chegar na Dragonetti e, pasmem, é gratuito. Estacionamento gratuito em São Paulo é como gelo no inferno, nunca visto. Tel: 38468782.

A M.Casseb gostaria de ser uma Dragonetti, mas não chega aos pés. Talvez para quem quer comprar em quantidade valha a pena, já que ela se define com uma ponta de estoque de cozinha. Não achei nada. Av. Juscelino Kubistchek, 400. Itaim. Tel: 30731706.

O Na Cozinha quase passa despercebido. É um restaurante discreto, sem alarde na pequena fachada, mas tem seu charme. A cozinha fica na entrada, aberta, com os cozinheiros vestidos à caráter. O chef Carlos Ribeiro já ganhou o prêmio de Melhor Picadinho de São Paulo, o que não é pouca coisa para uma cidade com milhares de concorrentes.

Picadinho do Na Cozinha
Experimentamos o famoso picadinho. Estava muito gostoso, bem servido e com preço justo. Não sei se foi o melhor que já comi, acho que ainda prefiro o do Gula Gula... Rua Haddock Lobo, 955. Jardins. Tel: 30635374.

A Artex abriu um super loja no Shopping Eldorado. Toda a coleção está lá, toalhas, lençóis, copos, decoração de mesa, sousplats, objetos de decoração para banheiros. Ali, consegui achar os jogos de lençol branco que tanto procurava. Não sei porque é tão difícil achar jogos de lençol branco! Av. Rebouças, 3970 lj 242. Tel: 30322679.

O Brasil a Gosto, da chef Ana Luiza Trajano, tem uma tradição de boa comida brasileira. A Ana Luiza passa a vida viajando e pesquisando sabores Brasil afora. O resultado é incrível! O couvert com chips de batata e inhame, três tipos de manteiga e palitos de polvilho, era hiper leve. O maitre ofereceu água da moringa, o que aceitamos, achando muito gentil.


Couvert do Brasil a Gosto e a água da moringa
Pedimos um filé de porco ao molho de jabuticaba com purê de inhame e banana da terra grelhada e o frango caipira grelhado com purê de batatas e legumes grelhados com molho de hortelã. As balas de coco que acompanham o café derretem na boca. O único senão foi a "água da moringa" oferecida pelo mâitre , constar do total da conta. Achamos que era uma cortesia, como a "tap water" americana. A água veio fresquinha na moringa de barro, mas a "gentileza" custava 6 reais, o mesmo preço da coca cola. Não justifica. Ao ver meu mau humor, a garçonete ofereceu um saquinho de balas de coco para levar, já que não vendem as balas no restaurante.

Filé de porco ao molho de jabuticaba
O Brasil a Gosto fica numa ruazinha pequena e bem escondida nos Jardins. Rua Professor Azevedo do Amaral, 70. Tel: 30863565.

O Mosteiro de São Bento, no Largo de São Bento, onde desemboca uma estação de metrô, não é tão bonito como o do Rio, mas impressiona. Aos domingos, a missa das 10h, com canto gregoriano e música do imponente órgão, atrai uma multidão.

Mosteiro de São Bento
É bom chegar cedo, para não assistir ao culto em pé. Na semana da Quaresma, entre o Carnaval e a Páscoa, o órgão silencia. No Domingo pós Carnaval, o padre abençoa os fiéis espargindo água benta. O ritual é bonito, apesar da ausência da música. No último Domingo de cada mês acontece uma visita guiada seguida do famoso Brunch com as delícias preparadas pelos monges. É preciso agendar, lota. Os ingressos podem ser comprados pelo telefone: 11 24407837.

A gastronomia dos monges é um sucesso e eles já mantém uma padaria no próprio Mosteiro e outra nos Jardins, a Mosteiro, na rua Barão de Capanema,416. Tel: 30630522 (delivery). São bolos, chocolates, mel, biscoitos, doces, geléias, um convite ao pecado mais mortal!

Ao sair do Mosteiro, vale uma passeada pelo Viaduto Santa Iphigênia, logo ao lado, interrompido ao tráfego.

Viaduto Santa Iphigênia aos domingos!
É um marco da cidade, eternizado por Adoniran Barbosa, em seu famoso samba. Do outro lado do Viaduto, está a Igreja de Santa Iphigênia. Se o dia é de reza, entre com o pé direito, faça 3 pedidos e agradeça, porque a vida é bela, sim!

O Pobre Juan é um restaurante que promete a mais deliciosa carne argentina. Lotado de famílias, gente jovem circulando com seus copos de cerveja Original, e ambiente agradável, um pé direito altíssimo, plantas em abundância, decoração rústica moderna, e o perfume da carne na brasa, nos remeteu ao jardim das delícias. Sentamos em um dos confortáveis sofás para esperar "só 2 mesas na frente", passamos para o bar, provamos a linguiça frita com mostarda Dijon e, depois de uns 20 minutos, fomos encaminhados para a mesa ao fundo. A lembrança do ojo de bife do La Cabrera, em Buenos Aires, excitava o paladar. Escolhemos como acompanhamento o purê de mandioquinha e esperamos um bom tempinho, ok, o restaurante estava lotado.

Ojo de bife do Pobre Juan
Não, o ojo de bife não lembrava o do La Cabrera. Com seus 280g de carne, ao ponto, estava resistente ao corte, apesar da faca adequada e afiada. O tempero também não acontecia, faltava. O purê de mandioquinha, servido numa panelinha de ferro graciosa, estava correto.

Valeu a visita para conhecer, mas, sinceramente, a carne do Filé do Moraes, o Rei do Filé, estava mais saborosa e com o preço bem mais palatável.

Noivas ficam loucas em São Paulo! A oferta de vestidos de todos os preços e qualidade é imensa, ruas inteiras de vitrines brancas e rendadas. Mas, escondida nos Jardins, existe uma lojinha charmosa, com decoração elegante, que conquista a mais displicente das futuras esposas. Todas vão se encantar com A Modista. O nome remete aos anos 50, quando a exclusividade fazia parte do cotidiano e as lojas de departamentos eram poucas e a maioria populares. Não, A Modista não tem nada de popular, os vestidos lindíssimos, de um bom gosto inquesionável, não são baratos, porém.... Alameda Tietê 565. Jardins. 11 35712912. www.amodista.com.br

O Mercado Municipal, fundado em 1933, com 270 boxes (o box K11 tem mais de 4000 rótulos de vinho), é visita obrigatória, mas se você já está careca de curtir os pastéis, os queijos e a vizinhança com a 25 de março, que tal visitar o Mercado do Ipiranga com suas 33 lojas? Fundado em 1940 fica pertinho do metrô Sacomã (15 minutos a pé). No Empório Airoldi (box 38) o forte são os queijos. A rotisserie Boccaricca serve os clientes há mais de 20 anos com suas massas, carnes recheadas e patês. Rua Silva Bueno 2109. De terça a sábado de 8 às 19h. Domingos de 8 às 13h. 

Esse post de São Paulo termina aqui, junto com o horário de verão. Amanhã, embarco para o Rio, já estou com saudades da maresia. E hoje é dia de Oscar, está na hora de gelar o vinho, colocar o longo drapeado e....sentar no sofá!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião conosco! Deixe seu comentário e sugestões, nós vamos adorar!