TRANSLATE HERE

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SANTOS - PODERIA TER SIDO....

Santos, elevada a categoria de vila em 1545, e a de cidade em 1839, é uma das cidades mais antigas do país e tinha tudo para dar certo. O porto, maior da América Latina, desde sempre recebeu navios do mundo todo. Calcados na exportação de café, os barões riquíssimos mantinham fazendas de terra infinita. A Alfândega de Santos data de 1550!

A cidade começou bem, casarões espetaculares, natureza exuberante, uma orla de cair o queixo. Dom Pedro I gostava da região, cavalgou por ali logo antes de bradar a Independência. Chamou de Santos a Marquesa que o seduzia e seu amigo, o José Bonifácio dos livros, o mesmo Andrada e Silva, era nascido lá. E, apesar de ser uma das economias mais ricas do país, escolhida como sede para as operações da Petrobrás no pré sal e com projeto para a expansão do porto, em algum momento, tudo desandou.

Saímos de São Paulo para passar o dia em Santos. É perto, são só 70 kms, um bate-volta numa estrada boa. Chegamos pouco antes do meio dia e fomos direto para a praça Mauá, pegar o tão festejado bondinho que faz o passeio pelo centro histórico. O bilhete custa 5 reais e é melhor sentar do lado direito. Sentamos no esquerdo...

No site, está escrito que o bondinho funciona a partir de terça, mas fomos numa segunda feira e estava lotado!!!! Talvez por ser Janeiro, férias.

Bondinho
Na praça, em frente ao Paço Municipal, manifestantes desafinavam o Hino Nacional.

O passeio do bondinho é meio decepcionante, a cidade está muito maltratada, os prédios antigos mal cuidados, quase caindo aos pedaços.
Aqui e acolá um imóvel restaurado justifica o projeto da Prefeitura de recuperação do patrimônio.

Itinerário do Bondinho
Depois de mais ou menos 1 hora, descemos na mesma Praça Mauá e resolvemos caminhar até o Museu do Café, indicação certa para um bom café!

O Museu do Café, criado em 1998, é o prédio mais bonito de Santos, mais por dentro do que por fora, já que precisa de uma boa limpeza na fachada. O interior preservado mantém as características da época em que era a Bolsa Oficial do Café, inaugurada em 1922 e desativada na década de 70.

Salão do Pregão - Museu do Café
No Salão do Pregão estão lá, o painel de cotação, fotos, móveis, documentos, tudo bem cuidado. Os pregões foram realizados ali até 1957, quando foram transferidos para São Paulo. Não pode fotografar com flash.

Eu não consigo entender porque no Museu d´Orsay, onde estão reunidos Van Gogh, Monet, Manet, Toulouse, Renoir, Degas e todos os mestres, eu posso me esbaldar com a câmera e, em Santos, não posso fotografar com flash o manequim com o saco de café na cabeça e as pinturas do Benedito Calixto.

Dizem à boca pequena que a Cafeteria do Museu serve o melhor café do mundo! Premiada pela Associação Brasileira da Indústria de Café e eleita pela Veja, por 4 anos, a melhor cafeteria da baixada santista, deveria ser mais aconchegante. Mas o café é bom, e eu levei mais uma xicara para minha coleção!

A Casa da Frontaria Azulejada, construída em 1865, foi residência e armazém de um comendador português.

Casa da Frontaria Azulejada
A fachada com milhares de azulejos em alto-relevo foi restaurada e hoje pertence ao Arquivo Municipal. Volta e meia, em seu salão, acontecem exposições.

Monte Serrat é o cartão postal de Santos, são 147 metros acima do mar. A subida é por um funicular que sai de meia em meia hora. Lá em cima, além do visual da cidade, um cassino de 1923 (fechado, infelizmente) e a capela de N. Sra. de Monte Serrat, a padroeira da cidade, de 1603! Não conseguimos subir, estava chovendo muito.
Em Monte Serrat, todos os anos, acontece a famosa Descida das Escadas de Santos, a maior prova de "downhill" urbano do mundo. Ciclistas nacionais e internacionais se reúnem para descer a escadaria de 417 degraus. No final, o vencedor é coroado Rei de Monte Serrat !!??

Dali, partimos para a famosa orla de 7kms, o maior jardim frontal de praia, em extensão, do mundo. Está lá no Livro dos Recordes.
Realmente, é um calçadão de respeito, bem cuidado, uma praia quilométrica e bonita. Alguns prédios antigos lembram o quanto belos deveriam ser em outras épocas.

O Hotel Avenida Palace é um fantasma da imponência de há muitos anos.

Hotel Avenida Palace
Hoje, com jeitão de semi abandonado, janelas descaracterizadas e o toldo de uma cervejaria já desgastado, é apenas um espectro do passado de charme.
Merecia, deveria, ser obrigatória a restauração.

A Pinacoteca Benedito Calixto, um casarão de 1900, em estilo art nouveau, não teve esse triste fim. Está conservadíssima, linda, restaurada.

Pinacoteca Benedito Calixto
O acervo é basicamente de pinturas de Benedito Calixto, que, pelo que pude notar, é o "bambambam" de Santos, mas a arquitetura vale a visita.


Salão da Pinacoteca
O teto do salão principal, os vitrais, o jardim, são impecáveis. Nos salões acontecem exposições, apresentação de músicos e de  corais.
.
Subimos até a Ilha Porchat, cenário de famosos bailes de Carnaval e muitos programas do Amaury Júnior, demos mais uma volta pela orla e voltamos para São Paulo. A chuva estava muito chatinha, indo e vindo.

Santos merece ser visitada em dias de sol. Quem sabe sob raios de luz a cidade não fica mais atraente?

BONDE TURÍSTICO - de terça a domingo, de 11 às 17h. Praça Mauá, Centro Histórico
CASA DA FRONTARIA AZULEJADA - de segunda a sexta, de 9 às 12h e 14 às 17:30h. Rua do Comércio, 93
MUSEU DO CAFÉ - de terça a sábado, das 9 às 17h, domingo, de 10 às 17h. Rua XV de Novembro, 95. Telefone: (13) 32131750
PINACOTECA BENEDITO CALIXTO - de terça a domingo, de 14 às 19h. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15. Telefone (13) 32882260.

OUTRAS ATRAÇÕES:

- Memorial das Conquistas - reune o maior acervo dos 100 anos de história do Santos Futebol Clube - Rua Princesa Isabel 77 - Vila Belmiro
- Por do sol na Ponta da Praia
- Aquário Municipal - Praça Luiz La Scalla s/n. - (13) 32787830 - os tanques de água doce e salgada exibem mais de 4000 espécies. Só aceita pagamentos em dinheiro.
- Teatro Coliseu Santista
- Catedral de Santos - estilo neogótico
- Puerto de Palos - restaurante eleito pela Veja como um dos melhores da região do Litoral Paulista - Rua Luiz de Farias 64, Gonzaga - (13) 32893394 - www.puertodepablos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião conosco! Deixe seu comentário e sugestões, nós vamos adorar!